
O secretário de Estado de Governo, Vítor Pereira, participou do painel “O Desafio da Universalização do Saneamento no Contexto do Marco Regulatório”, no Gazeta Summit Água, na manhã desta segunda-feira (24), e destacou o progresso no saneamento básico de Alagoas, com ênfase no projeto de concessão do serviço de água e esgoto, que, segundo ele, foi um marco no passado e tem promovido melhorias significativas para a população de todo o estado.
Artigos Relacionados

Universalização do saneamento em Alagoas impulsiona desenvolvimento, aponta levantamento

Summit: 1 milhão de pessoas tiveram acesso a abastecimento de água tratada entre 2004 e 2022, revela estudo

Anivaldo Miranda alerta para desafios do saneamento e gestão hídrica no Summit Água

Gazeta Summit Água é compromisso social com Alagoas, diz Amorim
Pereira sugeriu que o Summit Água seja replicado para os municípios e para as micro e macrorregiões de Alagoas, a fim de ampliar o debate e garantir soluções mais localizadas para os desafios do saneamento. "Sem os municípios, não se consegue universalizar e nem concluir os processos", afirmou o secretário, enfatizando a importância da colaboração entre diferentes esferas de governo e os setores privado e público para alcançar os objetivos de universalização do saneamento.
O secretário ainda ressaltou os investimentos substanciais realizados pelo Governo de Alagoas nos processos de concessões de água e esgoto. "Temos uma quantidade absurda de investimentos nos municípios, estamos avançando nos blocos para concluir o processo de universalização da água e esgoto", afirmou.
Como principais desafios, Vítor Pereira citou o papel da Secretaria de Estado de Governo na mediação entre os atores privados e públicos para a implementação eficiente dos serviços. "Alagoas passou cerca de quatro décadas com investimentos baixos e contas altas. Para 2025, teremos um crescimento de 3,5%, principalmente impulsionado pelo turismo, o que gera uma demanda ainda maior por investimentos em água e esgoto", explicou.
O secretário também destacou o trabalho de articulação constante com as empresas concessionárias, buscando realizar os ajustes necessários para atender às necessidades locais. "A secretaria faz a intermediação para tentar encontrar os pontos de consenso, diminuir os pontos de tensão e entregar o melhor para a população", afirmou.
Pereira enfatizou o compromisso do governo com a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento social e econômico. "Estaremos sempre à disposição, já que esse é o jeito de fazer política do governador Paulo Dantas, que é o de encontrar soluções sem brigar, melhorando a qualidade de vida da população e promovendo o desenvolvimento com os investimentos necessários", concluiu.