
Uma iniciativa da Organização Arnon de Mello (OAM), o Summit Água foi aberto, nesta segunda-feira (24), pelo diretor-executivo da OAM, Luís Amorim. Na ocasião, ele destacou a satisfação de realizar mais um evento deste porte, debatendo um tema de grande importância para toda a sociedade.
Esta é a terceira edição do Gazeta Summit. No primeiro deles, o assunto discutido foi a Mobilidade Urbana; no segundo, Primeira Infância. O evento desta segunda-feira acontece no Centro de Convenções de Maceió, reunindo inúmeros especialistas em torno do tema Água.
Leia também
“É com grande satisfação que abro mais uma edição do Gazeta Summit, iniciativa da Organização Arnon de Mello, que vem cumprindo com notável competência seu papel de provocar reflexões, reunir vozes qualificadas e apontar caminhos sobre temas fundamentais para a vida dos alagoanos. O tema que nos reúne nesta manhã é oportuno, necessário e urgente. Impacta diretamente a saúde pública, o meio ambiente, a economia, o desenvolvimento urbano e, acima de tudo, a dignidade das pessoas”, afirmou Amorim.
Em seu discurso, Luís Amorim lembrou o recente aniversário de 91 anos da Gazeta de Alagoas e o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
“Rumo ao seu centenário, a Gazeta segue se reinventando a cada edição, a cada projeto, mantendo-se fiel à sua missão de informar com credibilidade, isenção e compromisso público. O Summit Água é uma expressão clara desse propósito. Aqui, a Gazeta não apenas noticia, ela provoca, mobiliza e contribui concretamente para o debate público”, pontuou.

Ao longo do Summit Água, foi apresentado um estudo inédito do Instituto Trata Brasil, que traz um panorama detalhado sobre os caminhos que vêm sendo trilhados em Alagoas no campo do saneamento.
“O estudo evidencia avanços concretos em diversas regiões de Alagoas, resultado de investimentos consistentes, parcerias sólidas e planejamento técnico, promovidos por um conjunto de forças públicas e privadas comprometidas com o desenvolvimento sustentável”, falou Amorim durante a abertura do evento.
Ele ainda destacou a atuação das concessionárias de água em atividade hoje em Alagoas – BRK Ambiental, Verde Alagoas, Sanama, Águas do Sertão, Agreste Saneamento e Casal –, citando as transformações que podem ser vistas atualmente.
“Vemos hoje uma transformação em curso, com obras estruturantes, ampliação do acesso à água tratada e evolução dos índices de coleta e tratamento de esgoto. São ações que, mais do que números, significam melhor qualidade de vida, saúde pública e geração de oportunidades. Esse processo é também fortalecido pelo novo Marco Legal do Saneamento, que trouxe metas claras, atratividade para investimentos e segurança jurídica para o setor. Em Alagoas, os efeitos dessa nova legislação já se refletem no canteiro de obras e na mudança na vida das pessoas”, afirmou.
Ele destacou também a parceria estratégica entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), que vai impulsionar projetos inovadores de reutilização da água.