Única plataforma de design da América Latina voltada para negócios é brasileira e nordestina

Nascida em Alagoas, Trakto fomenta o empreendedorismo e o ecossistema de inovação e tecnologia para além das fronteiras do Nordeste

A startup Trakto é a única plataforma de design da América Latina voltada para negócios com suporte humanizado. Fundada em Alagoas pelos amigos Paulo Tenório e Jorge Henrique, em março de 2013, a empresa fomenta o empreendedorismo e o ecossistema de inovação e tecnologia para além das fronteiras do Nordeste. Hoje, com quase 1 milhão de usuários, a startup permite que empreendedores criem apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, sites, entre outros templates. Em 2021, na maior rodada de negócios envolvendo startups de Maceió, a Trakto captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1.

A ideia surgiu em 2013 a partir de uma observação do CEO da companhia, Paulo Tenório, ainda na faculdade, ao verificar a dificuldade dos seus colegas em apresentarem seus trabalhos. Os seus conhecimentos em programação e motion design lhe abriram portas para a prestação de serviços na área de animação e oportunidades de trabalho fora do Brasil.

A pegada empreendedora da Trakto nasceu de outra necessidade detectada pelo CEO: as pessoas tinham dificuldade em apresentar seus trabalhos de forma engajadora e precificá-los. Então, em 2013, teve a ideia de criar um aplicativo que ajudasse os empreendedores nessa missão. Junto com Jorge Henrique, CIO da empresa, criaram a plataforma Trakto para a criação e organização de materiais de marketing. No começo, por não estar localizada no eixo sul-sudeste do Brasil, a Trakto enfrentou grandes problemas de credibilidade no mercado financeiro por causa da sua origem nordestina. “Um dos propósitos da Trakto é lutar pela igualdade de oportunidades de mercado e representatividade, já que somos uma adtech nordestina. Os investidores não nos levavam a sério por puro preconceito regional”, conta Paulo Tenório.

A história da Trakto começou a mudar quando seus fundadores participaram, em 2016, da primeira turma do Programa de Residência do Google for Startups, em São Paulo. A chancela do Google lhe abriu portas não só no Brasil, mas também no exterior. A partir daí, a Trakto começa a crescer de forma exponencial. Em 2017, a Trakto faturou seu primeiro milhão em receita, triplicou o número de assinantes e quadruplicou o número de funcionários. Porém, a empresa queria fomentar o ecossistema local de inovação, já conhecido em Alagoas como Sururu Valley. Foi pensando nisso que, em 2018, resolveram criar um evento que unisse empreendedorismo e marketing, o Trakto Marketing Show, que se tornou o maior evento do gênero na região Nordeste. Esse ano, após quatro edições bem-sucedidas em Maceió, a empresa reformulou a proposta do evento, focando em negócios, empreendedorismo e inovação, transformando-o no Trakto Show. Em 2022 o evento acontecerá entre os dias 18 e 20 de agosto, no Centro de Convenções da capital alagoana. “O mercado de Alagoas ainda é bastante retraído e é necessário levar conhecimento para a comunidade e parar de acreditar que eventos desse porte e importância só acontecem nos grandes centros”, afirma Paulo. “Apesar de todas as dificuldades e estereótipos do Nordeste, a comunidade digital empreendedora existe e é a mesma em todos os lugares”, completa.

Além disso, a Trakto está participando do Scale-up Endeavor 2022.1, programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil. Por cinco meses, scale-ups de 12 estados brasileiros com alto potencial de crescimento, diferenciais competitivos claros e um modelo de negócio comprovado pelo mercado serão aceleradas pelo programa. Das 87 scale-ups selecionadas, apenas duas são nordestinas e, ainda por cima, alagoanas: a Trakto, e a foodtech Beeva, de apicultura.

SOBRE A TRAKTO

A Trakto é a primeira plataforma de design com suporte humanizado da América Latina voltada para negócios. Com quase 1 milhão de usuários, a startup oferece aos empreendedores digitais apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, entre outros serviços. Numa rodada de negócios que participou em 2021, a Trakto captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1.