Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Desatualizado e com atraso de 2 meses, projeto do Governo de incentivos a bares é enviado à Assembleia

Texto encaminhado vai precisar de uma atualização dos deputados, já que os benefícios se referem a março e os respectivos impostos já foram pagos

Com 2 meses de atraso, desde o anúncio do pacote de socorro aos empresários, o Governo de Alagoas, enfim, enviou à Assembleia Legislativa do Estado (ALE) o projeto de lei que concede incentivos tributários aos donos de bares, restaurantes e bufês, contemplando, ainda, os que preparam refeições coletivas e similares.

Mesmo assim, o texto encaminhado vai precisar de uma atualização dos deputados, já que os benefícios se referem a março e os respectivos impostos já foram pagos.

Leia também

A mensagem governamental contendo a matéria foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (10). Por meio dela, o Executivo propõe isenção no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por quatro meses, referente ao período de março a junho de 2021.

É justamente este ponto que a Associação dos Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel) vai trabalhar para convencer os parlamentares a melhorar a redação para contemplar o período proposto a partir da data da sanção da lei.

“O momento é de muita fragilidade para o setor de bares e restaurantes. Um levantamento feito pela Abrasel, recentemente, mostrava que 9 em cada 10 empresários possuem algum tipo de dívida, seja com fornecedores, impostos ou com instituições bancárias, por conta dos empréstimos que contraíram”, destacou Thiago Falcão, presidente da entidade que representa o setor de bares e restaurantes no Estado.

Ele acrescenta que, ao longo da pandemia, o número de demissões no segmento alcançou a incrível marca de 40%, apesar de um quantitativo tímido de contratações nos últimos meses.

“Esperamos que o nosso movimento chegue, no mínimo, para o custeio em relação aos custos operacionais, uma vez que, desde o fechamento, mais de 70% do setor não têm conseguido nem pagar as contas e vem acumulando prejuízos”, comentou.

A lentidão do Governo do Estado em socorrer os empresários é uma atitude que tem angustiado os que possuem algum tipo de negócio. No anúncio que fez, ao lado da equipe econômica, em 12 de março de 2021, o governador Renan Filho (MDB) prometeu a isenção de IPVA de veículos de empresas do segmento de bares e restaurantes para o exercício de 2021.

Para que isto se materialize, o Palácio República dos Palmares precisa encaminhar um projeto de lei ao Poder Legislativo, o que ainda não aconteceu. Thiago Falcão diz que qualquer medida de incentivo para diminuir impostos e gastos é importante para período de retomada.

“As pessoas ainda estão bastante receosas de sair de casa. Percebemos uma tímida recuperação em termos de movimento, mas ainda não é completa”, enfatizou o presidente. O segmento apela para que os bares e restaurantes funcionem em horário ampliado, sobretudo aos fins de semana.

No conjunto de medidas divulgado no projeto enviado à ALE, está incluída a redução de alíquota para 12% para o ICMS na operação interna de fornecimento de energia, no período de março a outubro de 2021, destinada a consumo pelos estabelecimentos referenciados.

Segundo o governo, a medida busca a diminuição dos encargos financeiros na tentativa de restabelecer um equilíbrio financeiro durante esse período de restrições mais severas e suspensão de atividades.

Além disso, está previsto que o Poder Executivo efetue o pagamento de Taxa de Abertura de Crédito (TAC), juros e amortizações de operações de créditos relacionadas à Linha de Crédito Emergencial para a Cadeia do Turismo destes segmentos dos contribuintes do Simples Nacional.

Em relação aos Micro Empreendedores Individuais (MEIs), o Executivo promete pagar os valores referentes ao TAC, juros da operação e amortização de 50% do principal tomado de empréstimo.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas