
Em um jogo dramático, o CSA conquistou uma importante vitória sobre o Ferroviário, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (9), no Estádio Rei Pelé, e se classificou para a semifinal da Copa do Nordeste. O duelo foi válido pelas quartas de final da competição.
Os gols foram de Enzo (de pênalti) e de Tiago Marques, para o CSA. Já Wesley Junio fez o do Ferroviário. Com o resultado, o Azulão, que ainda perdeu a cobrança de outra penalidade, está classificado para a semifinal da competição e vai receber a quantia de R$ 770 mil.
Leia também
Detalhe: o técnico Higo Magalhães não ficou no banco de reservas comandando a equipe, pois foi expulso na última rodada da fase de grupos, contra o América-RN, e teve que cumprir suspensão, sendo substituído pelo auxiliar Lauro Martins.
O adversário azulino na semifinal será o Confiança, que venceu o Vitória. Enquanto esse jogo não chega, agora o CSA vai entrar em campo pela Série C (12ª rodada), contra o Retrô, na Arena de Pernambuco, na próxima segunda-feira (14), a partir das 19h30.

Como foi
O Ferroviário começou apertando a saída de bola do CSA, que avançou aos 4 minutos, quando Baianinho se jogou, numa disputa de bola, na área e o árbitro mandou o jogo seguir. Aos 7 minutos, Luciano Naninho entrou na área do Ferroviário, caiu pedindo pênalti, e o juiz não marcou. No entanto, o lance foi revisto no VAR e o árbitro marcou a penalidade.
Aos 13 minutos, após a revisão no VAR e a confirmação da penalidade, Enzo foi para a cobrança e bateu na junção da rede, como manda o figurino. O goleiro acertou o canto, mas não achou nada: bola no fundo da rede e placar aberto pelo Azulão, enlouquecendo a torcida no Rei Pelé: 1 a 0.

Aos 17', de novo o CSA chegou. Baianinho entrou no ataque com liberdade e finalizou cruzado. O goleiro espalmou e Baianinho serviu a Guilherme Cachoeira, que finalizou em cima da defesa e a chance foi desperdiçada. E aos 19 minutos, o CSA ampliou o placar, com gol de Tiago Marques. Cachoeira recebeu a bola de Camacho e finalizou de dentro da área, a bola sobrou limpa para o centroavante, que bateu e fez o segundo: 2 a 0.

Após fazer o gol, Tiago Marques sentiu a coxa esquerda no lance foi substituído por Igor Bahia, aos 21 minutos. Passando dos 25 minutos, o Azulão recuou um pouco e esperava o Ferrovário. Aos 27', em tentativa do Ferroviário, Ciel cruzou com veneno para Nathan, e Enzo colocou para fora, mandando para escanteio.
O CSA chegou aos 33 minutos. Camacho inverteu o jogo para Enzo, que entrou na área, tentaou girar, mas perdeu para Kauê, que tirou o perigo dali. O ritmo do jogo caiu, mas o CSA ainda dominava as ações. E o duelo passava dos 35 minutos.
Quando passava dos 40 minutos, o CSA passou a girar o jogo. Mas o Ferroviário conseguiu diminuir o placar aos 44 minutos. Gharib cobrou o escanteio na medida e o zagueiro Wesley Junio foi lá em cima e meteu a cabeça para diminuir o placar: 2 a 1. O árbitro deu 7 minutos de acréscimos e aos 52 minutos a 1ª etapa foi encerrada.

Na segunda etapa, o Ferroviário iniciou tentando achar espaço na defesa do CSA, que se postava fechado. Aos 3 minutos, Ciel cruzou a bola da direita e Ailton Santos apareceu na área azulina para cabecear para fora. O CSA respondeu com Baianinho, que cruza da direita. Igor Bahia cabeceia e o goleiro do Ferroviário defende.
O CSA até fez o terceiro gol, quando Igor Bahia foi lançado por Naninho, entrou na área e fuzilou para o fundo da rede, aos 14 minutos, mas o assistente pegou o impedimento, que depois foi confirmado pelo VAR. Em seguida, o Azulão teve uma penalidade em seu favor, mas na cobrança de Igor Bahia, ele mandou mal e o goleiro defendeu, aos 16 minutos.
O jogo passou a ficar dramático. Aos 28 minutos, Cachoeira cobrou um escanteio, jogando na área, e a defesa cortou. Na continuação da jogada, o CSA ganhou novo escanteio que foi cobrado, mas Baianinho perdeu a parada para a defesa do Ferroviário. e, assim, o tempo passava dos 30 minutos.

O Azulão quase fez terceiro gol aos 34 minutos, quando Cachoeira cobrou um outro escanteio, a zaga tirou, e Luiz Gustavo soltou uma bomba de longe, vendo João Vitor espalmar para novo escanteio. E assim o tempo passava dos 35 minutos, com o jogo cada vez mais dramático.
Aos 37 minutos, em tentativa azulina, Baianinho serviu a Igor Bahia, que bateu prensado com o marcador do Ferroviário e acabou errando o alvo. O árbitro deu 6 minutos de acréscimos e o Ferroviário ainda tentava o gol da igualdade, se mandou para a frente e pressionava o Azulão, que estava todo recuado. E, aos 51 minutos o árbitro encerrou o jogo.
Ficha técnica
CSA - Gabriel Félix; Felipe Albuquerque (Diogo Batista), Islan (Luiz Gustavo), Betão e Enzo; Camacho, Gustavo Nicola e Luciano Naninho; Baianinho (Roberto), Guilherme Cachoeira (Gabriel Vieira) e Tiago Marques (Igor Bahia). Técnico: Lauro Martins (auxiliar).
Ferroviário - João Soares; Léo Paraíso, Wesley Junio, Iago Fabrício (Bryam) e Kauê Leonardo (Rikelmy); William Maranhão (Ramires), Gharib e Ailton Santos; Ciel, Natan (Gabriel Moysés) e Kiuan (Felipe Cruz). Técnico Thiago Zorro.
Árbitro: Paulo Belence Alves (PE).
Assistentes: Bruno César Chaves Vieira (PE) e Karla Renata Cavalcanti (PE).
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior