
A Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de busca e apreensão, como parte da Operação Lágrimas de Sal, nesta terça-feira (11), contra um dos ex-membros da Braskem S.A., que atualmente mora em Portugal. A ação apura os crimes cometidos no contexto da exploração de sal-gema na cidade de Maceió.
A ordem judicial foi cumprido pela Polícia Judiciária Portuguesa (PJ), na cidade de Torres Vedras, situada no Distrito de Lisboa.
Leia também
As investigações apontam que o alvo atuou como responsável técnico pela mineração na capital alagoana de 2011 a 2017, período em que conduziu os trabalhos de lavra em desacordo com os parâmetros de segurança previstos nas normas técnicas, nos planos da lavra aprovados pela ANM e nas recomendações dos consultores contratados pela Braskem.
Além disso, as apurações indicam que o mesmo alvo apresentou às entidades fiscalizadoras plantas, estudos e relatórios, com dados totais ou parcialmente falsos. O objetivo era ocultar os riscos que a atividade da petroquímica representava para a população residente na superfície.
O investigado poderá responder pelos crimes de poluição qualificada, usurpação de recursos da União, apresentação de estudos ambientais falsos ou enganosos, inclusive por omissão, entre outros delitos.