Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍCIA

Operação prende organizações criminosas que sonegavam tributos na venda de aves em AL e PE

Sete pessoas foram presas, sendo cinco em Alagoas e duas em Pernambuco

Sete pessoas foram presas, sendo cinco em Alagoas e duas no município de Garanhuns, no interior de Pernambuco, na manhã desta quinta-feira (8), suspeitas de integrar organizações criminosas que vendiam e distribuíam aves de maneira irregular nos dois estados. A operação, batizada de Pirâmide Feudal, foi deflagrada para cumprir 34 mandados judiciais.

Um dos alvos, de acordo com o comando do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), seria um fiscal da Adeal [Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas]. Segundo o tenente-coronel Everaldo Liziário, o servidor público já era considerado foragido. Agentes da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC) também foram mobilizados para a ação.

Leia também

Informações repassadas pelo oficial da PM dão conta de que, em uma das residências, em Arapiraca, em que os policiais estiveram cumprindo mandado de busca e apreensão, foram encontrados R$ 100 mil guardados em um cofre.

Uma vasta quantidade de dinheiro em espécie e, até mesmo, em dólares e Euro foi apreendida durante a operação. As equipes policiais também apreenderam armas, munições e cadernos com anotações.

Grande volume de dinheiro foi apreendido durante operação
Grande volume de dinheiro foi apreendido durante operação | Foto: SSP

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a operação tinha o propósito de desarticular três organizações criminosas independentes estruturalmente, mas que dividiam as tarefas para venda, compra e distribuição de aves com teórica sonegação de tributos devidos. Em Alagoas, os grupos estariam acostumados a atuar nos municípios de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Ibateguara, São José da Tapera e Penedo. Em Pernambuco, agiam em Garanhuns e Correntes.

Ao todo, foram expedidos 34 mandados pela 17ª Vara Criminal da Capital, sendo 14 de prisão e mais 20 de busca e apreensão. A operação é fruto de um trabalho investigativo da DEIC, realizado de maneira integrada com o BPRv.

As organizações criminosas seriam responsáveis, em tese, pela prática de condutas graves, como a aquisição e distribuição de aves (frangos) em transportes irregulares, com ausência do cumprimento de requisitos sanitários, sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos, comercialização irregular de aves impróprias para consumo e comercialização de armas de fogo.

De acordo com a polícia, a operação ganhou o nome de “Pirâmide Feudal”, porque a estrutura das organizações criminosas se comparava à de uma pirâmide, sendo os donos das granjas igualados aos reis, que enriqueciam por meio da sonegação fiscal, adulteração de documentos e venda de frangos inapropriados para consumo mediante corrupção de agente público. Na estrutura, ainda havia a figura dos intermediadores, lobistas e negociantes, cada um deles com uma função bem definida para fazer o ‘negócio’ ilícito funcionar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas