Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Montenegro se torna o 29º membro da Otan

Adesão incomodou a Rússia, que considera "uma provocação".

Montenegro se tornou oficialmente, nesta segunda-feira (5), o 29º membro da Otan, em um momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, envia sinais ambíguos sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte.

O primeiro-ministro de Montenegro, Dusko Markovic, e o titular das Relações Exteriores, Srdjan Darmanovic, entregaram nesta segunda ao governo americano o instrumento de adesão à aliança deste pequeno país de 626 mil habitantes, em uma cerimônia no Departamento de Estado.

Leia também

A integração à organização desta pequena república da Iugoslávia comunista incomodou a Rússia, que considera "uma provocação".

Com esta incorporação, a Otan controla agora todo o litoral norte do Mediterrâneo, desde o estreito de Gibraltar até a fronteira entre a Turquia e a Síria.

Mas esta extensão coincide com a crescente preocupação europeia pelo compromisso de Trump com a aliança, que qualificou de "obsoleta" durante a sua campanha presidencial.

"Estamos celebrando hoje o fato de nunca mais alguém decidirá pelas nossas costas, por nós e por nossos Estados, como aconteceu no passado", disse Markovic durante a cerimônia.

A entrada na Otan "é um evento histórico para um país e uma nação que suportou enormes sacrifícios nos séculos XIX e XX para defender os seus direitos e uma vida livre, o direito de decidir sobre o nosso futuro, com o nosso nome reconhecido pelo mundo e com os símbolos de nossa própria nação", acrescentou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas