Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Internautas defendem que Elizabeth II siga tomando drinques após revista noticiar que seu médico recomendou que parasse

Segundo fontes ouvidas pela 'Vanity Fair', monarca britânica foi aconselhada a interromper o hábito de beber uma taça de martini todas as noites

Internautas saíram em defesa, nas redes sociais, de que a Rainha Elizabeth II mantenha o hábito de tomar bebida alcoólica — geralmente, uma taça de martini — todas as noites.

O motivo para isso é que uma reportagem da semana passada publicada na revista "Vanity Fair" afirmou que médicos aconselharam a monarca de 95 anos de interromper o consumo de álcool "exceto em ocasiões especiais".

Leia também

A informação, atribuída a fontes palacianas, não foi confirmada oficialmente. Ainda assim, internautas no Twitter defenderam que Elizabeth II mantivesse o hábito.

"Meu Deus! Aos 95 eu devo COMEÇAR a beber e a fumar! Acho que com essa idade você ganhou o direito de fazer qualquer coisa que goste", disse o escritor e apresentador de TV Peter Anthony Holder.

Na mesma linha, outro tuiteiro brincou: "É uma mulher de 95 anos, deixem ela beber. Tenho 56, e se você tentar tirar minha garrafa de tequila de mim eu vou cortar você".

"Ninguém deve dizer a alguém que passou dos 90 anos o que comer ou beber. Queridos médicos, deixem a Rainha beber seu gin martini seco o quanto ela quiser, por favor! Saúde!", pediu outra tuiteira.

A rainha bebe mesmo?

Rainha Elizabeth II corta bolo com uma espada durante evento do G7 na Cornualha, no Reino Unido, nesta sexta (11)
Rainha Elizabeth II corta bolo com uma espada durante evento do G7 na Cornualha, no Reino Unido, nesta sexta (11) | Foto: Foto: Oli Scarff/Pool via REUTERS

Não há uma resposta pública para isso porque alguns hábitos da monarca britânica são bastante reservados à vida privada dela. A revista "Vanity Fair", que publicou primeiro a história da recomendação médica", diz que a preocupação veio porque a rainha passa por um momento de fragilidade meses depois da morte do marido, o príncipe Philip.

Em uma das poucas vezes que o assunto foi abordado, o ex-chefe de cozinha da Família Real, Darren McGrady, disse à emissora americana CNN em 2017 que a rainha consome, sim, bebida alcóolica. Mas não tanto — havia relatos de que ela bebia quatro vezes ao dia.

"Tudo o que eu disse é que ela gosta de gin com Dubonnet", afirmou o chef na ocasião, mencionando a marca de um aperitivo bastante apreciado.

Qual a recomendação para os idosos?

Varia caso a caso, mas o melhor é evitar exageros. A recomendação vale para todas as idades, mas os mais velhos têm mais riscos de quedas e de desenvolver problemas com doenças crônicas e pelo uso de medicamentos.

De acordo com pesquisa da escola de medicina da NYU (New York University), cerca de 10% dos indivíduos acima de 65 anos bebem pesadamente, se expondo a uma série de doenças. O estudo, feito em parceria com o Center for Drug Use e publicado no “Journal of the American Geriatrics Society”, também mostrou que homens, fumantes e usuários de maconha são os que mais apresentam esse tipo de comportamento.

A doença crônica mais comum entre os bebedores era a hipertensão (41,4%), seguida de cardiopatia (23.1%) e diabetes (17,7%). Esse é o tipo de achado que deve servir de alerta para os clínicos, porque o uso do álcool pode agravar o quadro.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas