Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Chuvas fortes deixam mais de 50 mortos na África do Sul

Leste do país teve inundações e deslizamentos; centenas de pessoas foram retiradas de suas casas

Após as chuvas intensas e os deslizamentos de terra que atingiram o litoral do leste da África do Sul, agentes de resgate estão vasculhando edifícios que desmoronaram e deixou mais de 50 pessoas morreram, informaram as autoridades.

Centenas de pessoas foram retiradas de suas casas, a maioria na cidade portuária de Durban, na província de KwaZulu-Natal. Inundações também mataram ao menos três pessoas na província do Cabo Oriental, noticiou a emissora estatal SABC nesta quarta-feira.

Leia também

Victor da Silva, morador da cidade litorânea de Amanzimtoti, disse que sua família conseguiu sair antes de as inundações destruírem sua casa e seus carros.

"Na segunda-feira, a água estava uma loucura. E ontem de manhã cheguei aqui, tudo estava bem, minha garagem ainda estava aqui, a outra parte da casa ainda estava aqui, e simplesmente não parava de chover", contou. "Então, uma hora e meia depois, tudo se foi, porque a chuva não parou mais".

Diversas moradias foram arrastadas por deslizamentos de lama, disse Robert McKenzie, porta-voz dos Serviços de Emergências Médicas de KwaZulu-Natal.

O presidente Cyril Ramaphosa visitou comunidades afetadas de KwaZulu-Natal e deve ir ao Cabo Oriental nos próximos dias.

"Isso se deve em parte à mudança climática, que nos atinge quando menos esperamos", disse, acrescentando que o governo providenciará fundos para auxiliar as pessoas atingidas pelas inundações.

Na semana passada, 13 pessoas morreram durante uma comemoração de Páscoa em KwaZulu-Natal quando o muro de uma igreja desabou depois de dias de chuvas e ventos fortes.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas