
Com a chegada do Carnaval, período de festividades e grande consumo de alimentos e bebidas, a Vigilância Sanitária de Maceió reforçou a importância de os foliões estarem atentos à qualidade dos produtos consumidos nas ruas para evitar problemas de saúde.
O chefe especial da Visa, Airton Santos, alertou sobre os cuidados ao escolher onde se alimentar durante a folia.
Leia também
“O consumidor precisa ter bastante cuidado ao se dirigir a um restaurante, lanchonete ou ambulante neste período. O Carnaval é um momento de animação, mas também exige atenção à saúde. É importante evitar o consumo de alimentos contaminados para prevenir intoxicações alimentares”, explicou.
Os foliões devem observar a qualidade e o modo de preparo dos alimentos vendidos nas ruas, principalmente produtos fritos e carnes assadas.
- Churrasquinho: Deve ser preparado na hora do consumo e não pode ser requentado;
- Óleo de fritura: Deve estar claro. Óleo escuro indica que foi reutilizado várias vezes, podendo trazer riscos à saúde;
- Tapioca e outros alimentos: Devem ser preparados em locais higienizados, com utensílios limpos e manipuladores utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).
Cuidados com bebidas e gelo
Além dos alimentos, a higienização das bebidas também deve ser observada. O chefe da Vigilância Sanitária orienta os foliões sobre práticas seguras:
- Latas e garrafas: Devem ser limpas com guardanapo antes do consumo;
- Gelo: Precisa ser feito com água potável, pois pode conter bactérias se produzido de forma inadequada;
- Bebidas: Devem ser consumidas apenas em embalagens originais, evitando misturas de origem duvidosa.
Como denunciar irregularidades?
Caso a população observe alimentos ou bebidas sendo comercializados em condições inadequadas, as denúncias podem ser feitas à Vigilância Sanitária de Maceió. O sigilo é garantido.
- Telefone: (82) 3312-5495 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h);
- WhatsApp: (82) 98752-2000 (funciona 24h, todos os dias).