Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Pandemia pode afetar contratações temporárias no comércio de Maceió

Apesar da crise causada pelo avanço do coronavírus, Aliança Comercial de Maceió está otimista

Ainda sob o impacto da pandemia do novo coronavírus, o comércio de Maceió tenta se recuperar dos meses que ficou fechado, situação que pode afetar a contratação temporária de pessoal no fim do ano, melhor época de vendas. Nesse momento, lojistas acreditam que a cautela deve ser redobrada.

"Acredito que a pandemia vai sim impactar nas contratações, porque a grande maioria das empresas aderiu aos benefícios do Governo Federal com as reduções e suspensões de contratos, logo, os empregos são mantidos e existe a obrigatoriedade da estabilidade. Acredito que as lojas irão apenas complementar os quadros com cautela", declara a presidente da Associação dos Lojistas do Maceió Shopping (Almacs), Lana Rettore.

Leia também

Segundo a empresária, há uma situação que ainda precisa ser resolvida: as empresas que demitiram no início da pandemia e que precisaram recontratar. "As empresas aumentam na faixa de 40% a 50% para a temporada, mas acreditamos que esse ano esse número será de no máximo 30%", avalia a presidente da Almacs.

Já Guido Júnior, presidente da Aliança Comercial de Maceió, aposta que o percentual de contratação de temporários na melhor época do ano para vendas fique entre 10% a 15% do quadro médio de funcionários, o mesmo percentual de 2019. Segundo ele, os empresários estão otimistas, já que a movimentação no centro da capital está melhor do que esperavam. Entretanto, a alta do dólar e a dificuldade de importação de produtos da China ainda devem gerar efeitos na recuperação do comércio.

"A maioria está selecionando temporários para começar em novembro. Ficamos fechados meses e a expectativa é poder recuperar. Temos um problema é que alguns fornecedores não estão recebendo matéria-prima, estão com dificuldade. Com o dólar alto, os produtos importados ficam mais caros e, além disso, a China só consegue exportar 40% do que era antes e hoje muita coisa aqui depende de lá e isso vai refletir no varejo", destaca Guido Júnior.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas