Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Maceió é a primeira cidade do Nordeste a sediar evento de nanismo

O evento ainda inclui os movimentos Somos Todos Gigantes, dedicado a apoiar famílias de crianças e adolescentes com nanismo, e Nanismo Brasil, focado em pessoas adultas com nanismo

Pela primeira vez, o Nordeste será o anfitrião do Encontro do Instituto Nacional de Nanismo. O evento ocorrerá em Maceió, capital alagoana, de 12 a 14 de outubro. O 6º Encontro, organizado pelo Instituto Nacional de Nanismo (INN), contará com a presença do geneticista Wagner Baratela e da neuropediatra Patrícia Viegas.

O evento ainda inclui os movimentos Somos Todos Gigantes, dedicado a apoiar famílias de crianças e adolescentes com nanismo, e Nanismo Brasil, focado em pessoas adultas com nanismo.

Leia também

Em Maceió, a maior parte das atividades será realizada no Centro de Convenções do Jatiúca Hotel e Resort. “Entendemos que o encontro precisava ir para outras regiões, e não ficar apenas concentrado na região Centro-Oeste, onde fica a nossa sede. Esse momento de contato pessoal faz a diferença, principalmente para as crianças, que muitas vezes vão para escolas cheias de outras crianças, mas que nenhuma com as características do nanismo. Então, quando elas conseguem se juntar a outras, brincar, torna-se transformador. Elas descobrem que são diferentes, mas, que não são as únicas”, falou a presidente do INN, Juliana Yamin.

O encontro é uma oportunidade única para muitas famílias se conectarem e, frequentemente, encontrem pela primeira vez outras crianças, jovens e adultos que compartilham a mesma condição. Atualmente, já foram identificadas mais de 700 tipos de displasias ósseas no mundo que resultam em nanismo, ou seja, baixa estatura.

Além da convivência, o encontro também oferece uma plataforma importante para trocar experiências e participar de palestras sobre saúde, comorbidades, pontos de atenção e tratamentos disponíveis. Em Maceió, a expectativa é que 250 pessoas marquem presença.

“É um evento que vai ajudar as famílias a trabalharem o preconceito, perceber que outras pessoas têm essa mesma condição. É um encontro que vai acolher as pessoas, mudar as percepções, principalmente das crianças e adolescentes, com seus diagnósticos e futuros”, finalizou Juliana. No ano de 2022, o evento atraiu mais de 300 participantes no Beto Carrero World, localizado em Penha, Santa Catarina.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X