Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Agentes de saúde e endemias de Maceió entram em greve por tempo indeterminado

Decidida em assembleia, medida atinge todos os serviços ofertados à população; categoria faz protesto na Avenida Fernandes Lima

Em uma assembleia geral extraordinária da categoria realizada nesta quinta-feira (29), no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol, em Maceió, representantes dos sindicatos dos agentes de endemias e saúde decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, a partir de hoje. A categoria, inclusive, bloqueou os dois lados da Avenida Fernandes Lima, em forma de protesto, e está causando muitos transtornos no trânsito na região, impactando em outros pontos da capital alagoana.

A decisão atinge todos os serviços ofertados à população. Segundo o sindicalista Cláudio Correia, a greve é o único caminho que resta, já que o prefeito JHC não recebe os sindicalistas e fica 'enrolando' os trabalhadores.

Leia também

"O prefeito não paga o piso. Então é preciso mandar um projeto para a reestruturação no nosso plano de cargos e carreiras. É de lamentar que o prefeito não nos recebe mais, por isso, infelizmente a greve é o caminho decidido pela categoria" afirmou.

Os agentes de saúde e endemias cobram o pagamento de piso salarial com protesto que bloqueou a Av. Fernandes Lima
Os agentes de saúde e endemias cobram o pagamento de piso salarial com protesto que bloqueou a Av. Fernandes Lima | Foto: Cortesia

A assembleia dos agentes transcorreu de forma pacífica e sem incidentes. Representantes do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar acompanharam a mobilização.

Cerca de 1.200 agentes de saúde e endemias aguardam o pagamento da equiparação do piso nacional da categoria, conforme a Lei N° 1141/2022, de 25 de julho, em seu Art. 1°. Este determina que o vencimento dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, ativos e inativos, fique fixado no valor de R$ 2.424,00 (dois mil, quatrocentos e vinte e quatro reais). Um aumento de cerca de 30%.

Agentes de saúde e endemias de Maceió decidem pela greve em assembleia no CEPA e fecham Avenida Fernandes Lima durante caminhada
Agentes de saúde e endemias de Maceió decidem pela greve em assembleia no CEPA e fecham Avenida Fernandes Lima durante caminhada | Foto: Cortesia

A luta dos agentes de saúde e endemias tem sido árdua. Inclusive os representantes das classes já ocuparam a sede da Secretaria de Economia de Maceió, numa tentativa de pressionar o Executivo para o cumprimento do pagamento do piso como manda a lei.

Após uma semana de ocupação, a saída do prédio aconteceu após a Justiça, por meio da 14ª Vara da Fazenda Pública, convocar uma audiência de conciliação, realizada com os representantes dos trabalhadores, e determinar a desocupação, que ocorreu pacificamente.

Na oportunidade, os agentes exigiam uma negociação definitiva com a Prefeitura de Maceió, fato que não aconteceu, desencadeando a decisão da categoria pela greve por tempo indeterminado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas