Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra a ação de estudantes destruindo uma das salas de aula da Escola Estadual Theonilo Gama, no bairro do Jacintinho. Nessa sexta-feira (10) os alunos do Ensino Médio realizaram uma manifestação cobrando melhorias estruturais na unidade escolar. Eles afirmam que a limpeza não é feita regularmente e que falta merenda há mais de 1 ano.
No vídeo, uma pessoa narra os fatos e mostra estudantes jogando cadeiras e destruindo mesas. A "narradora" afirma que os estudantes do período matutino deixam a sala suja e bagunçada e que no intervalo entre os períodos da manhã e tarde a limpeza não é realizada devidamente.
Leia também
"Olha a situação da sala. Os alunos estão muito revoltados com essa situação na sala do 8º ano "C". Você pode ver como está a situação aqui. Está tudo revirado. O pessoal que estava de manhã deixou a sala muito bagunçada. O pessoal da manhã pensa que somos cachorros. Todos os dias quando a gente chega a sala está muito suja. A gente tem que pegar a vassoura pra varrer, senão a gente estuda no lixo. Isso é uma vergonha! Só porque a escola é do estado, quer dizer que tem que ser assim? Não! Não é assim, desse jeito que a banda toca", diz o relato da narradora.
AGazetawebentrou em contato com a assessoria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que emitiu uma nota explicando a situação na escola. Sobre a limpeza na unidade, ela informa que foi detectado desvio de função de servidores dos serviços gerais, mas que as devidas providências serão tomadas para sanar o problema.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Educação informa que a gestão da unidade de ensino recebe recursos do programa Escola da Hora para os reparos emergenciais e aquisição de equipamentos, no entanto o valor não foi utilizado até o momento pela direção.
A Seduc ressalta ainda que o recurso da merenda é depositado em conta da escola e já está tomando as devidas providências, devido às denúncias dos alunos.