Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > GERAL

Casa da Mulher recebeu 20 denúncias de violência doméstica em um mês

Vítimas tinham entre 25 e 58 anos de idade; boa parte dos casos envolve violência psicológica

A Casa da Mulher Alagoana, em seu primeiro mês de funcionamento, contabilizou 41 atendimentos, e 20 denúncias de violência doméstica foram registradas na delegacia que funciona no local.

As mulheres que fizeram denúncias tinham entre 25 e 58 anos de idade e moravam em diferentes bairros de Maceió, como Bom Parto, Jacintinho, Santa Amélia, Cruz das Almas e Ponta Verde.

Leia também

De acordo com a psicóloga Bárbara Abreu, a diversidade do público chamou atenção. "A diversidade é tanto no sentido de faixa etária, quanto de bairros de origem e de tipos de demandas. Isso nos mostra que, de fato, as mulheres têm sofrido diversos tipos de violência, não importando a classe econômica ou a idade", afirmou.

Ainda segundo ela, a maioria das mulheres atendidas relatou sofrer mais de um tipo de violência ao mesmo tempo. A principal é a violência psicológica, conduta que causa dano emocional, diminuição da autoestima e prejuízo ao desenvolvimento das vítimas.

Para o desembargador Tutmés Airan, que está à frente da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e foi um dos idealizadores da Casa, os números do primeiro mês mostram o acerto da política de instalação do equipamento.

"Os números já indicam o quão volumoso é o problema da violência doméstica e o quanto ele precisa de atenção por parte das autoridades", afirmou o desembargador, ressaltando dados de pesquisa nacional que apontou Alagoas como o Estado com mais casos de feminicídio no Nordeste, e o quinto em todo o Brasil. "Esses números mostram a necessidade de um equipamento como a Casa da Mulher".

A tendência, segundo Tutmés Airan, é que o local seja cada vez mais procurado.

Funcionamento

A Casa da Mulher Alagoana passou a ter todos os serviços funcionando no dia 10 de maio. O prédio, localizado ao lado da Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, reúne Delegacia, Defensoria Pública, Juizado, Patrulha Maria da Penha e outros órgãos da rede de proteção às mulheres.

O local conta ainda com alojamento temporário, salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca e centro de mediação e conciliação. O atendimento às vítimas é feito de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas