Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Com pedidos de silêncio e gols de Leo, Brasil vence a Suécia no goalball

Leomon Moreno marca cinco vezes, seleção domina os europeus e vence a primeira na Paralimpíada

O Brasil começou com vitória a sua caminhada em busca do ouro no goalball masculino na Cidade Maravilhosa. Jogando na Arena do Futuro, nesta quinta-feira, a equipe venceu a Suécia por 9 a 6 na partida que abriu a modalidade na Paralimpíada Rio 2016. Na Olimpíada, o ginásio foi a casa do handebol e agora ganhou outra envelopagem e pedidos de silêncio incomuns para os praticantes da modalidade, única exclusivamente paralímpica e disputada por cegos. A vitória, assistida por um bom público (ingressos custaram R$ 10), foi construída com grande atuação de Leomon Moreno, que anotou quatro gols apenas no primeiro tempo e outro no segundo.

- É muito bom começar com vitória, mas o trabalho não é individualizado. Fiz cinco gols, mas todos ajudaram e foram intensos na defesa. Começamos muito bem, demos logo uma pressão na Suécia para que eles não pudessem nos dar tanto trabalho depois. E a torcida jogou junto com a gente, vibrando a cada gol - disse Leomon.

Leia também

O triunfo também foi comemorado como um presente para Josemarcio Sousa. O jogador do Brasil completou 21 anos nesta quinta-feira. Autor de três gols, ele foi muito celebrado pelos companheiros, que o jogaram para cima no centro da quadra para comemorar.

- Fiquei muito feliz pela homenagem que eles fizeram. Nos dá mais força e motiva para o restante da Paralimpíada. Estamos em busca da medalha de ouro e cada jogo é importante. Gostei da confiança que o técnico me passou e espero entrar em todos os jogos, para poder ajudar o máximo possível - contou Josemarcio.

A seleção brasileira é uma das favoritas ao ouro no Rio de Janeiro. A equipe foi prata em Londres 2012 e em seguida conquistou dois títulos. Foi campeã mundial em 2014 e no ano passado foi ouro no Parapan de Toronto, no Canadá. O Brasil volta a jogar nesta sexta-feira, às 13h15, contra o Canadá. No domingo, a equipe retorna à quadra para encarar a Argélia. A primeira fase termina no dia 13, terça-feira, quando a seleção terá pela frente a Alemanha. A Paralimpíada é disputada por dez equipes, com dois grupos de cinco em cada um. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final.

O Brasil abriu 2 a 0 com dois minutos de partida, em bons arremessos de Leomon Moreno. A torcida vibrava, e a arbitragem pedia silêncio, já que o esporte é fortemente marcado pela audição. No minuto seguinte, Fatmir Seremeti descontou para a Suécia, fazendo 2 a 1. Após infração dos europeus (quando a bola não quica antes de chegar a meta rival), Leomon cobrou o pênalti contra apenas um defensor e ampliou para 3 a 1. Antes do fim da primeira etapa, Leomon Moreno anotou o seu quarto gol, deixando o Brasil em situação confortável no placar. Em novo pênalti, Romário deixou o marcador em 5 a 1.

Na segunda etapa, a seleção logo marcou mais um gol, Alexsander: 6 a 1. Em penalidade, Jimmy Bjoerkstrand diminuiu. Após arremesso do Brasil que quase terminou em gol, a torcida fez o famoso "uhhh", e a arbitragem novamente interrompeu o jogo pedindo silêncio. Entrando no segundo tempo, Josemarcio conseguiu um arremesso de efeito e fez 7 a 2. Em cobrança de pênalti após bola longa do Brasil, Jimmy anotou o terceiro da Suécia. Em outro pênalti, o goleador sueco trouxe para 7 a 4. Ensaiando uma reação, Jimmy arremessou no cantinho do gol de 9m de largura e fez a Suécia encostar em 7 a 5. Voltando do banco, Leomon, de pênalti, fez 8 a 5. Jimmy, em nova penalidade, descontou: 8 a 6. Nos segundos finais, Josemarcio deu números finais ao placar, com vitória brasileira por 9 a 6.

A MODALIDADE

O goalball foi criado em 1946 pelo austríaco Hans Lorenzen e pelo alemão Sepp Reindl. A ideia era ajudar na reabilitação de combatentes da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão. O esporte entrou no cenário paralímpico em 1976, nos Jogos de Toronto. A modalidade é a única exclusivamente paralimpica, ou seja, não é adaptada de um esporte convencional. As regras e o jogo estão baseados na audição e no tato. A disputa acontece com duas equipes com três times cada, em uma quadra de 10m de comprimento por 9m de largura. As linhas são táteis, para que os jogadores se localizem. Em cada extremidade há um gol gigante, de 9m. Os atletas lançam a bola, que contém um guizo, e tentam marcar o maior número de gols possível.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas

X