Atleta alagoano é convocado para treinos com Seleção Americana de Judô

Destaque no esporte, Gabriel Mendes conquista títulos desde os 11 anos de idade

Ele já perdeu as contas de quantas medalhas tem. Aos 24 anos e morando nos Estados Unidos há um ano e meio, o judoca alagoano Gabriel Mendes foi selecionado e convidado pela Confederação Americana de Judô para auxiliar os treinos da seleção americana, que se prepara para o Campeonato Mundial de Judô.
Treinando no Olympic Training Center - Centro de Treinamento Olímpico dos EUA - o atleta integra a preparação da Seleção Principal/Olímpica, e vive o dia a dia dos melhores judocas dos Estados Unidos. "Além de ser um ótimo treino, treinar pessoas que competem a nível mundial, é um grande reconhecimento do trabalho que estou vivendo aqui nos Estados Unidos".
Ainda em Maceió, os treinamentos voltados para campeonatos começaram aos 11 anos de idade. Porém, Gabriel conta que começou a praticar o esporte aos quatro anos, como recreação na escola. "Meu pai era boxeador, e judô era o único esporte de luta na escola. Mas até os onze anos, era só por diversão", conta o atleta.

Medalhista alagoano auxilia treinos da Seleção Americana de Judô - Foto: FOTO: Arquivo Pessoal

De lá pra cá, o judoca colecionou títulos importantes: campeão nacional de 2016 e 2017, campeão brasileiro, três vezes campeão sul-americano, 3º lugar no Pan-Americano e no Europan Cup da Itália e 2º lugar da Europan Cup de Praga.
O título de mais alto nível, segundo Gabriel, foi a medalha de bronze no Campeonato Mundial Júnior, no ano de 2013. "Depois saí de júnior e me tornei sênior, alcançando o terceiro lugar no campeonato brasileiro da categoria", explica.
Para o futuro, Gabriel planeja continuar com os treinamentos. "Meu sonho é participar de uma Olimpíada e conquistar uma medalha", frisa.

Gabriel Mendes foi medalha de ouro no US Open Judo Champion - Foto: FOTO: Arquivo Pessoal

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://4et.us/rvw00p