Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Valendo vaga na Série D 2023, Copa Alagoas inicia com altas expectativas

Torneio abre a temporada profissional do futebol alagoano e contará com a participação de 14 equipes

O futebol alagoano estará oficialmente de volta nesta semana. Nesta quarta-feira (12), começa mais uma edição da Copa Alagoas, torneio que vem sendo sucesso desde 2020. Desta vez, a competição contará com um número recorde de participantes, sendo 14 no total, trazendo, inclusive, clubes que disputaram a 2ª Divisão de 2021. O campeão terá uma vaga garantida na Série D de 2023 e na seletiva para a Copa do Brasil.

A principal novidade da edição 2022 será o aumento do número de participantes. Após somente oito clubes jogarem em 2021, a FAF decidiu que, na atual temporada, os clubes da Segundona de Alagoas também poderão participar.

Leia também

Com isso, Dimensão Saúde, Miguelense, Coruripe, CEO, Zumbi, Sport Atalaiense e Dínamo irão disputar a competição. O único que não disputará será o Agrimaq, que desistiu da participação há alguns meses.

Outra presença sentida será a do CSA. Como o Azulão terá um calendário cheio no primeiro semestre, com Alagoano e Copa do Nordeste, a diretoria decidiu abrir mão da participação no torneio. Além disso, o clube não conta com uma categoria de base, o que prejudicaria jogar com um possível time de aspirantes.

CSA não participará da Copa Alagoas e foca no início do Alagoano
CSA não participará da Copa Alagoas e foca no início do Alagoano | Foto: Ascom/CSA

Seis jogos abrem a competição neste meio de semana. São eles: CSE x Miguelense, Murici x Zumbi, Cruzeiro de Arapiraca x Coruripe, CEO x ASA, Sport Atalaiense x Desportivo Aliança e Dínamo x Jaciobá. O duelo entre CRB e Dimensão Saúde, previsto para este meio de semana, teve que ser adiado por conta da participação regatiana na Copa São Paulo.

Assim, nesta quarta (12), dois jogos abrem a competição. O primeiro será o Murici recebendo o Zumbi, às 15 horas. À noite, às 20 horas, Cruzeiro e Coruripe duelam. Já nesta quinta (13), as outras quatro partidas fecham a semana.

Além disso, engana-se quem pensa que não haverá clássicos no torneio. Na quarta rodada, o ASA enfrentará o CRB, no primeiro grande embate entre as equipes na temporada. Já na quinta rodada, Cruzeiro e Alvinegro fazem o Derby Arapiraquense. Na sétima e última rodada, CSE e ASA fazem o Clássico do Interior, em Palmeira dos Índios.

A maior edição

A Federação Alagoana de Futebol (FAF) ainda não definiu os horários dos confrontos, mas, por enquanto, todos os jogos estão marcados para o dia 12 de janeiro. Na edição de 2022, o formato será diferente. Agora, sete equipes são divididas em dois grupos e os times do Grupo A enfrentarão os do Grupo B, em turno único.

Zumbi e Cruzeiro, finalistas da Segundona, participarão da Copa Alagoas pela primeira vez
Zumbi e Cruzeiro, finalistas da Segundona, participarão da Copa Alagoas pela primeira vez | Foto: Jailson Colacio

No Grupo A, Desportivo Aliança, ASA, Jaciobá, Zumbi, Coruripe, Miguelense e Dimensão Saúde serão os postulantes. Já no Grupo B, participam CSE, Murici, Cruzeiro de Arapiraca, CEO, Agrimaq, Sport Atalaiaense e Dínamo.

No atual formato, classificam-se os quatro primeiros de cada grupo, que farão as quartas e semi até a decisão, prevista para o dia 10 de abril. Inclusive, o chaveamento do mata-mata já está definido com: 1º do Grupo A x 4º do Grupo B; 2º do Grupo A x 4º do Grupo A; 2º do Grupo A x 3º do Grupo A; e 2º do Grupo B x 3º do Grupo B. Além disso, no mata-mata os confrontos serão decididos em jogo único e o desempate nas penalidades máximas.

Em 2020 e 2021, o grande campeão do torneio foi o ASA, que tentará o terceiro título seguido do campeonato. Já para o campeão de 2022, as premiações seguirão as mesmas. Além de conquistar uma vaga na Série D de 2023, o campeão jogará com o 3º colocado do Campeonato Alagoano por uma vaga na Copa do Brasil. Pela primeira vez, a Copa Alagoas será paralela à disputa do Campeonato Alagoano, se firmando como segundo maior torneio do Estado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas