Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > esportes > ALAGOANO

Retrospectiva: os fatos que marcaram o mundo do esporte em 2022

Ano teve CRB campeão alagoano, CSA rebaixado, Seleção eliminada da Copa do Mundo e morte de Pelé

CRB campeão alagoano, CSA rebaixado à Série C do Brasileiro, Palmeiras com a taça do Brasileirão, Flamengo campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, Argentina campeã da Copa do Mundo e tantos outros títulos dos clubes e de atletas brasileiros, que foram destaques no ano que se encerra. 

Também houve perdas. As piores delas, para os brasileiros, foram a eliminação precoce da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, quando perdeu para a Croácia, e o falecimento do Rei do Futebol, Pelé. 

Leia também

Acompanhe abaixo os destaques que movimentaram o esporte em 2022!

CRB 

Ao contrário do rival azulino, o CRB teve uma temporada amena. Apesar de não brigar pelo acesso no Brasileiro da Série B, vivenciou uma reta final tranquila. O Galo terminou a Segundona em 11º lugar, com 50 pontos. 

Antes disso, lá no começo do ano, ainda conquistou o título estadual, seu 32º troféu no Alagoano. A final foi disputada no dia 13 de abril e o Galo venceu o ASA, por 2 a 0, e comemorou a conquista no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca. 

Galo foi campeão alagoano e conseguiu sua classificação para Copa do Brasil
Galo foi campeão alagoano e conseguiu sua classificação para Copa do Brasil | Foto: Ailton Cruz

Já na Copa do Nordeste, o Alvirrubro caiu nas semifinais, quando perdeu para o Sport, por 3 a 1, no dia 27 de março, na Arena Pernambuco. E na Copa do Brasil o Galo não foi feliz. Foi eliminado de forma precoce da competição, ao perder para a Portuguesa-RJ, por 1 a 0, em março, no Estádio Luso Brasileiro. 

CSA

O Azulão teve um ano que deixou a desejar para o seu torcedor. Em todo o decorrer de 2022, a situação desandou no clube. Na Copa do Nordeste, chegou como favorito no duelo com o Sport, nas quartas de final, mas foi eliminado. No Rei Pelé, deu empate, por 0 a 0, e a decisão foi para os pênaltis, onde o Sport venceu, por 3 a 1, indo às semifinais e deixando os azulinos para trás. 

No Campeonato Alagoano, o CSA também decepcionou. Nem chegou às finais, que ficaram a cargo de ASA e CRB. Na Copa do Brasil, o Azulão caiu na 3ª fase, ao perder os dois jogos para o América-MG, por 3 a 0 e por 2 a 0, respectivamente. 

Nos bastidores, o Azulão também se deu mal. O então presidente do Conselho Deliberativo, Rafael Tenório, fez duras críticas ao atraso nas obras do novo Centro de Treinamentos, gerando uma crise sem precedentes entre ele e o então presidente-executivo, Omar Coêlho. 

Ano azulino foi marcado pela queda para a Série C
Ano azulino foi marcado pela queda para a Série C | Foto: Ailton Cruz

Diante de tantas confusões, no início desse mês de dezembro, Coêlho renunciou ao cargo de presidente, assumindo, assim, a presidente do Conselho Deliberativo, Mírian Monte. 

Antes dessas intrigas que culminaram com a renúncia de Coêlho, houve a campanha decepcionante no Brasileiro da Série B, que foi de mal a pior, pois o time acabou sendo rebaixado à Série C. O caos na Segundona se deu na última rodada, uma vez que o CSA teria de vencer o Cruzeiro-MG, fora de casa, e torcer por uma derrota do Novorizontino. Porém, o clube paulista venceu o seu jogo e o Azulão sofreu uma derrota, de virada, para o Cruzeiro, por 3 a 2, confirmando a degola. Resultado: decepção total para a nação azulina.

ASA

O ano do Gigante parecia que seria igual a temporadas anteriores, com participações discretas. Mas a equipe mostrou o contrário. Apesar de ter sido eliminado na 1ª fase da Copa do Brasil para o Cuiabá, em fevereiro, o ASA deu um show no Campeonato Alagoano. Com apenas uma derrota, a equipe ficou em 2º lugar na fase classificatória. E, após tirar o Murici nas semifinais, o Alvinegro acabou como vice-campeão do Estadual, após derrotas (ida e volta) para o CRB. 

Felipe Feijó quer estádios de Alagoas cheios
Felipe Feijó quer estádios de Alagoas cheios | Foto: Ailton Cruz

Na Série D, mas um show do Fantasma. A equipe se classificou na liderança do seu grupo e foi forte para o mata-mata, onde eliminou Afogados e Rio Branco-AC. O ASA chegou até as quartas de final, que valeram o acesso para a Série C. Contudo, o time parou no Pouso Alegre e ficou sem o acesso, terminando em 5º na Série D. 

O futebol alagoano ainda teve um ano recheado de conquistas. O Cruzeiro sagrou-se campeão inédito da Copa Alagoas. Já na Série B do Alagoano, o Coruripe fez valer sua tradição para garantiu o troféu e o retorno para elite. Já a UDA manteve a hegemonia para levar o título do Campeonato Alagoano Feminino. O ano foi péssimo para o Jaciobá, que acabou rebaixado na 1ª Divisão do Estadual.

BRASILEIRÃO 

A Série A foi conquistada de maneira tranquila pelo Palmeiras. Com uma campanha impecável, o Verdão fez 81 pontos e terminou a competição com apenas três derrotas. Foi o 11º título do Brasileirão conquistado pelo time paulista. Já o vice foi o Fluminense. Porém, o Brasileirão ainda decretou as quedas de Ceará, Atlético-GO, Avaí e Juventude.

Já na Série B, o Cruzeiro foi mais um com a campanha invejável. Líder em boa parte do campeonato, a Raposa levantou o troféu inédito com 78 pontos. Grêmio, Vasco e Bahia ainda conquistaram o acesso. 

Palmeiras teve uma campanha incontestável no Brasileirão
Palmeiras teve uma campanha incontestável no Brasileirão | Foto: Marcos Ribolli

Na Série C, mais um time paulista brilhou: o Mirassol. Em uma crescente incrível, o clube foi campeão sobre o ABC. Na Série D, que ficou com o troféu foi o América de Natal, após vencer o Pouso Alegre. 

COPA DO BRASIL 

O Flamengo foi o campeão da Copa do Brasil 2022, na disputa com o Corinthians, nos pênaltis, o Mengão venceu o adversário, por 6 a 5, depois de 0 a 0, no jogo de ida, e de 1 a 1, no de volta, e se tornou tetracampeão da competição nacional. 

LIBERTADORES 

O Flamengo foi também o campeão da Copa Libertadores. Em disputa com o Athletico-PR, o Rubro-Negro ficou com a taça, após vencer o Furacão, por 1 a 0, com gol de Gabigol. Foi o terceiro título do clube carioca na competição, que o tornou o brasileiro com mais título de Libertadores ao lado de Grêmio, Santos, São Paulo e Palmeiras (3 cada).

Fla teve um ano vitorioso e levantou dois troféus no segundo semestre
Fla teve um ano vitorioso e levantou dois troféus no segundo semestre | Foto: Luis ACOSTA/AFP

COPA SUL-AMERICANA 

O Independiente del Valle (Equador) conquistou o bicampeonato do torneio após derrotar o São Paulo na final por 2 a 0. Com o título, o clube tem vaga garantida na Libertadores da América de 2023. 

FUTEBOL EUROPEU

Na Europa, a Champions League teve uma de suas edições mais malucas. Mesmo com um elenco pouco experiente, o Real Madrid fez valer a força da camisa e sagrou-se campeão do torneio pela 14ª vez. Marcada por grandes viradas, a equipe espanhola despachou PSG, Chelsea, Manchester City no mata-mata. Já na final, no dia 22 de maio, venceu o Liverpool por 1 a 0, com gol do brasileiro Vinícius Jr.

Na Europe League, deu zebra. Após eliminar times como Barcelona e West Ham, o Eintracht Frankfurt conquistou seu segundo título da competição, após vencer o Rangers nos pênaltis. Já na inédita Conference League, a Roma superou o Feyenoord por 1 a 0 e ficou com o caneco.

COPA DO MUNDO

A Argentina foi a grande campeã da Copa do Mundo de 2022, após vencer a França, por 4 a 2, nos pênaltis. O jogo tinha terminado empatado, por 2 a 2, no tempo normal, e por 3 a 3, na prorrogação, no dia 18 de dezembro, no estádio Lusail, no Catar. 

O Mundial ainda ficou marcado pelas grandes zebras e eliminações precoces de grandes seleções como Bélgica e Alemanha, que se despediram da competição na fase de grupos.

Argentinos vibram com a conquista da Copa do Mundo 2022
Argentinos vibram com a conquista da Copa do Mundo 2022 | Foto: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

No mata-mata, outras seleções surpreenderam. A Croácia chegou em sua segunda semifinal de Copa de forma consecutiva. Já Marrocos foi a primeira seleção africana a atingir a fase semifinal na história das Copas.

SELEÇÃO BRASILEIRA

Enquanto a Argentina levantou o troféu, a Seleção Brasileira mais uma vez decepcionou. Comandada no Mundial pelo técnico Tite, a Canarinha se despediu do Catar nas quartas de final, ao perder para a Croácia, nos pênaltis, por 4 a 2. No tempo normal, deu 0 a 0 o placar. Depois, na prorrogação, o placar também foi um empate, desta vez por 1 a 1. E a Seleção Brasileira voltou mais cedo para casa.

LUTO: ADEUS A PELÉ 

Além da perda da Copa do Mundo, o Brasil também teve outra perda: o falecimento do seu Rei do Futebol, Pelé, que nos deixou na tarde do dia 29 de dezembro, por complicações do câncer do cólon. 

Pelé faleceu aos 82 anos
Pelé faleceu aos 82 anos | Foto: Sebastião Moreira - EFE

OUTROS ESPORTES 

O Brasil teve um ano especial nas mais diversas modalidades esportivas. Vejamos! Na maratona aquática, Ana Marcela foi campeã mundial na Hungria. Já Alison dos Santos levou o ouro nos 400m com barreira, no Mundial de Atletismo. 

Rebeca Andrade levou dois ouros no Mundial de Ginástica, enquanto a Fadinha Rayssa Leal foi ouro na Liga Mundial de Skate.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas