Léo Áquilla, de 54 anos, usou as redes sociais para criticar Claudia Leitte, de 44, após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurar um inquérito para apurar um possível caso de racismo religioso cometido pela cantora. A artista virou alvo de críticas nas redes sociais após ela trocar o nome de um orixá ao cantar uma música em uma apresentação em Salvador.
"Se você gosta de Claudia Leitte, problema é seu. Eu não tenho nada a ver com isso, porque eu não gosto. Tenho razões e motivos de sobra para isso. Essa mulher vem causando desconforto há muitos de nós há anos. Eu já tive uma experiência péssima com ela e com o marido quando eu era repórter na RedeTV! e ela estava grávida do primeiro filho", começou dizendo a jornalista, que é uma mulher trans.
Leia também
"Eu, entrevistando, perguntei: 'E se o seu filho quando crescer se assumir gay?'. Eles responderam, por livre espontânea vontade: 'Meu filho não vai ser gay porque ele vai ser bem criado'. Tem dois erros gravíssimos nessa fala. Primeiro que nós não somos LGBT's porque fomos mal criados. Aliás, ao contrário, muitos de nós criados com muito amor e com muito carinho", acrescentou.
Em seu relato, Léo disse que a fala da cantora na ocasião deu a entender que a culpa de uma pessoa ser LGBTQIAPN+ era dos pais. "Não existe culpado nisso, assim como não há cura para aquilo que não é uma doença. Naquela época, talvez ela nem saiba disso, a RedeTV! me mandou embora por causa disso. Ou seja, eu sou repórter, eu faço uma pergunta, eles de livre e espontânea vontade deram responderam aquilo que achavam que tinha que responder e quem paga o pato sou eu", desabafou.
Na visão de Léo, a emissora tomou essa atitude para não criar inimizade com a cantora. "Essa mulher vira e mexe se envolvem em alguma polêmica onde há sempre uma comunidade sendo invalidada. Agora é a comunidade do axé. Você tem que decidir, Claudia Leitte, a quem você tá servindo, porque você tá com o pé em cada canoa. Você quer o axé money? Você vai lá na terra do axé e está negando o povo do axé de uma maneira fria e calculista", disparou a jornalista.
"Só pensa no dinheiro, porque se você respeitar se a história, se você respeitasse os ancestrais, se você respeitasse as pessoas, você não ia pegar uma música que fala de Iemanjá e substituir na cara dura, mas você não tem um pingo de respeito", completou.
Famosos se manifestaram nos comentários do post de Léo. "Icônica, te amo", declarou a cantora Majur. "Confesso que por essa eu não esperava!", disse o cantor Latino. A Quem procurou a assessoria de imprensa de Claudia para saber se ela gostaria de se manifestar, mas não obteve retorno.