A noite do Emmy 2024, que aconteceu neste domingo (15), foi marcada por homenagens aos principais arquétipos televisivos (como os pais, os policiais, os advogados e os médicos), discursos corridos e uma cerimônia dinâmica. E, claro, algumas surpresas.
Havia grande expectativa de que “Xógum“, “Bebê Rena” e “O Urso” se destacariam no maior prêmio da televisão. Embora tenham cumprido essa expectativa, a produção de meia hora ambientada em uma cozinha caótica não saiu da cerimônia com tantos troféus quanto se imaginava. Ou o drama épico ambientado no período feudal japonês. Confira a lista com todos os vencedores.
Leia também
A CNN selecionou algumas das maiores surpresas do Emmy 2024, veja a seguir:
- Vitória de “Hacks” em Melhor Comédia
O último prêmio da noite reservou a maior surpresa para quem ainda estava acordado acompanhando a cerimônia. Catherine O’Hara (“Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice“) abriu o envelope e, com um grande sorriso, anunciou que a “Hacks“, a comédia sobre duas comediantes havia vencido a série sobre o cozinheiro que já havia abocanhado outras 11 vitórias na edição.
Além do prêmio em comédia, outra surpresa foi a vitória de “Hacks” em roteiro – que disputava contra o aclamado episódio “Fishes”, de “O Urso”.
- Derrota de “Xógum” em ator coadjuvante e roteiro
Recordista de vitórias em uma única edição, tudo indicava que o drama do período feudal japonês iria vencer todas as categorias aos quais estava nomeado. No entanto, a série do Disney+ perdeu dois prêmios que pareciam ser garantidos: melhor ator coadjuvante para Tadanobu Asano (“Thor: Ragnarok”) e melhor roteiro. Asano perdeu para Billy Crudup, de “The Morning Show“, e o roteiro premiado foi de “Slow Horses“ – duas vitórias para o Apple TV+.
- Vitória de Lamorne Morris em ator coadjuvante em minissérie
Em uma das categorias mais abertas da noite, Lamorne Morris deu “zebra” e venceu pela quinta temporada de “Fargo”. Segundo especialistas, os candidatos possíveis eram poderiam ser John Hawkes por “True Detective”, Tom Goodman-Hill de “Bebê Rena”, Jonathan Bailey de “Fellow Travelers” ou Robert Downey Jr. por “O Simpatizante“. Todos menos Morris, que pareceu genuinamente surpreso.
- O fim do império de RuPaul
A drag queen mais famosa da televisão assistiu ao Emmy sem se levantar. Após oito anos consecutivos vencendo o prêmio de melhor apresentador de reality show, RuPaul perdeu para Alan Cumming, que venceu por seu trabalho em “The Traitors“. “RuPaul’s Drag Race” também não conseguiu vencer na categoria de reality show, perdendo para “The Traitors”, a versão televisiva do jogo “cidade dorme”.