O gênero “true crime” — que retrata a história de crimes reais — faz cada vez mais sucesso nos streamings, com um catálogo extenso de produções que buscam dissecar detalhe por detalhe de assassinatos, sequestros e da vida dos criminosos.
No Brasil, o gênero não é novidade. Diversos casos emblemáticos já ganharam filmes e séries, como a história de Suzane Von Richthofen, Elize Matsunaga, o assassinato de Danielle Perez, entre outros. E novas produções seguem sendo anunciadas, algumas com data de estreia prevista ainda em 2024.
Leia também
Confira cinco novas séries sobre crimes reais brasileiros que devem chegar aos streamings.
“A Vítima Invisível: O caso Eliza Samudio”
A produção da Netflix vai relatar o assassinato de Eliza Samudio e o envolvimento do ex-goleiro Bruno no caso. O documentário abordará os eventos que antecederam o desparecimento de Eliza Samudio, sob a perspectiva dela.
De acordo com a plataforma, a produção teve acesso a conversas e mensagens pessoais da jovem, que até então não eram públicas, e pretende trazer à tona “detalhes inéditos do caso que foram negligenciados na época”.
“A Vítima Invisível: O caso Eliza Samudio” estreia em 26 de setembro na Netflix.
“Maníaco do Parque”
O filme estrelado por Silvero Pereira e Giovanna Grigio é baseado na história real de Francisco de Assis Pereira, popularmente conhecido como o Maníaco do Parque.
O serial killer foi condenado por atacar 23 mulheres e assassinar dez delas entre 1997 e 1998. Os corpos foram escondidos no Parque do Estado de São Paulo, o que originou seu nome. O longa pretende mostrar as investigações e a busca para prender o serial killer.
“Maníaco do Parque” estreia em 18 de outubro no Prime Video.
“Volta Priscila”
A produção pretende examinar em detalhes a investigação e as reviravoltas que envolveram o desaparecimento da jovem carioca Priscila Belfort, em 2004, com depoimentos de familiares, amigos e especialistas, além de trazer teorias e imagens inéditas, numa trama que envolveu a polícia e a mídia.
O desaparecimento da irmã do famoso lutador Vitor Belfort abalou o Brasil com teorias e pistas falsas, personagens sombrios e mais dúvidas que respostas neste caso que até hoje não foi resolvido.
“Volta Priscila” estreia dia 25 de setembro no Disney+.
“Praia dos Ossos”
A minissérie da HBO deve retratar a vida e o assassinato de Ângela Diniz, nos anos 1970, com Marjorie Estiano como protagonista e Emilio Dantas no papel de seu companheiro e assassino, Doca Street.
Mesmo que Doca confessasse o assassinato cometido na Praia dos Ossos, em Búzios, no Rio de Janeiro, ele foi tratado como a vítima do caso durante boa parte do julgamento que se seguiu ao crime. A série de seis episódios ainda não possui nome definido, mas será baseada no podcast “Praia dos Ossos”, da Rádio Novelo, que retrata a história da socialite.
A produção ainda não possui data de estreia confirmada na plataforma de streaming Max.
“Tremembé”
O seriado de ficção será inspirado pela Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, conhecida como Tremembé II.
O presídio foi inaugurado em 1990 e recebeu presos famosos no complexo II, como Roger Abdelmassih, Robinho, Alexandre Nardoni e Cristian Cravinhos, ex-namorado de Suzanne von Richthofen. Na ala feminina, ficaram condenadas Elize Matsunaga e Suzane von Richthofen.
A série será baseada pelos livros “Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido” e “Suzane: assassina e manipuladora”, escritos pelo jornalista Ulisses Campbell, que assina o roteiro da série.
A produção ainda não possui data de estreia confirmada na plataforma de streaming Prime Video.