O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa neste domingo (3), mobilizando mais de 88 mil estudantes em Alagoas. O vestibular, que abre portas para o ensino superior, exige preparação, organização e calma dos candidatos. No primeiro dia, os participantes terão a prova de redação e 90 questões objetivas divididas entre Linguagens e Ciências Humanas. A duração será de 5 horas e 30 minutos.
Em Alagoas, 88.803 estudantes estão inscritos, dos quais 43,6% já concluíram o ensino médio, e mais de 37 mil são da rede pública. Entre os inscritos, 70,1% obtiveram isenção da taxa, enquanto 29,8% a pagaram. Mulheres representam 59,72% das inscrições, segundo o Painel Enem 2024. Luana Monteiro, coordenadora do Enem em Alagoas, ressalta que os estudantes devem levar documentação e o materiais exigidos para acessar os locais de prova: um documento oficial com foto – como RG ou carteira de motorista – além de canetas esferográficas transparentes com tinta preta. Embora seja opcional, ter em mãos o cartão de confirmação da inscrição pode facilitar o processo na entrada das salas.
Leia também
“Calcular o tempo de deslocamento para evitar atraso, conferir o local de prova, levar canetas esferográficas, averiguar as documentações válidas e legíveis são etapas cruciais para serem executadas com antecedência”, pontua Luana.
O conforto também deve ser uma prioridade no dia do Enem. Com cinco horas e meia dedicadas ao exame, usar roupas confortáveis e calçados adequados pode fazer toda a diferença. A atenção aos detalhes pode ajudar a minimizar distrações, alerta a coordenadora.
Outro aspecto importante é a alimentação durante o exame. Os candidatos são orientados a levar lanches leves que proporcionem energia sem causar desconforto. Opções como castanhas, chocolates e barras de cereal são recomendadas, assim como água em garrafa transparente. É importante lembrar que todos os alimentos passarão por vistoria pelos fiscais da sala.
Falando em fiscalização, a coordenadora enfatiza que ela é constante, a partir da entrada do candidato, que já deve adentrar ao local de realização das provas com celulares e aparelhos eletrônicos desligados.
“Na entrada das salas será realizada a identificação do candidato, a vistoria dos lanches e, havendo necessidade, poderão ser submetidos a fiscalização com detector de metal. Os participantes são submetidos à fiscalização com o detector todas as vezes que entrarem e saírem do banheiro, sendo permitido somente um candidato por vez nesses locais. Todos os objetos não permitidos como aparelhos ou dispositivos eletrônicos, lápis, borracha ou boné deverão estar guardados no saquinho porta-objetos”, orienta.
Além das questões práticas sobre o exame em si, há uma carga emocional significativa associada à experiência do Enem. Para muitos estudantes, essa prova representa não apenas uma avaliação acadêmica, mas também um sonho de entrar em uma instituição de ensino superior.
Para muitos, tudo isso é sinônimo de desespero. Por essa razão, vale ficar atento a sintomas como ansiedade, que podem desestabilizar o candidato. A estratégia, reforça a coordenadora, é respirar fundo e manter a serenidade.
Em todo o estado, as provas do Enem vão ser aplicadas em 26 cidades. São elas: Água Branca; Arapiraca; Atalaia; Batalha; Boca da Mata; Campo Alegre; Coruripe; Delmiro Gouveia; Girau do Ponciano; Igaci; Maceió; Marechal Deodoro; Olho d’Água das Flores; Palmeira dos Índios; Penedo; Pilar; Porto Calvo; Rio Largo; Santana do Ipanema; São José da Tapera; São Luís do Quitunde; São Miguel dos Campos; Teotônio Vilela; Traipu; União dos Palmares e Viçosa.
O local exato do exame consta no cartão de confirmação da inscrição, disponibilizado pelo Inep na página do participante.
TRANSPORTES PARA ESTUDANTES
Em Maceió, as linhas de ônibus serão reforçadas nos dois dias de prova. Os reforços acontecerão em dois horários: 10h e 12h, para a ida dos estudantes aos locais dos testes; e entre 16h30 e 18h30, na volta para casa. Os candidatos que utilizam o cartão Vamu na moda lidade Cidadão terão a gratuidade da passagem de ônibus, visto que, aos domingos, o passe é livre na capital.
Nas cidades do interior onde não há realização de provas, as prefeituras estão disponibilizando ônibus de graça para os estudantes se deslocarem até outras cidades.
NO BRASIL
No Brasil, há cerca de 4,3 milhões de inscritos confirmados. A prova será aplicada em aproximadamente 10 mil salas, distribuídas por 1.753 municípios, abrangendo todos os estados e o Distrito Federal.
Para garantir a logística do exame, serão utilizadas cerca de 9 milhões de provas impressas e 18 cadernos diferentes, além do suporte de mais de 300 mil colaboradores, conforme relatado por Manuel Palácios, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“É uma operação gigantesca. Tudo feito com um objetivo único: assegurar que todos tenham condições de fazer o Enem, realizar os seus sonhos e suas aspirações na educação.”