Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > COMPORTAMENTO

Anticoncepcional masculino começará a ser testado em humanos

Segundo o laboratório americano Parsemus Foundation o medicamento se assemelha a uma ?vasectomia reversível?

O lançamento da pílula anticoncepcional, nos anos 1960, foi um marco importante da revolução sexual feminina. Agora, 50 anos depois, o medicamento voltou ao centro das discussões feministas como recurso que vai de encontro ao empoderamento. Além dos riscos de trombose e dos relatos de diminuição da libido, deixar a responsabilidade da contracepção só nas mãos das mulheres é limitador. Já não seria a hora de os homens assumirem também o encargo do controle da natalidade?

Entre os avanços que começam a surgir neste sentido, está o Vasalgel, anticoncepcional masculino, que vem sendo desenvolvido e testado em animais desde 2013 pela empresa americana Parsemus Foundation.

Leia também

O medicamento funciona como uma espécie de gel bloqueador de esperma por meio de uma injeção aplicada no canal deferente do saco escrotal, que têm a função de armazenar os espermatozoides. Segundo pesquisadores, o resultado do procedimento é semelhante ao de uma vasectomia, porém, sem intervenção cirúrgica e com a possibilidade de ser reversível com a aplicação de uma injeção à base de bicarbonato de sódio, capaz de dissolver o gel.

"Os resultados, até o momento, foram comprovados em coelhos. O estudo mostrou que os animais que receberam a injeção de Vasalgel não apresentaram esperma em seu sêmen até 29 dias e tiveram a produção de esperma bloqueda pelos 12 meses seguintes,", contou Ben Carlson, diretor de comunicação do laboratório, em entrevista à Marie Claire.

"Nosso próximo passo é testá-lo em humanos para coletar dados sobre a segurança e eficácia do medicamento." Neste momento, os especialistas encontram-se em fase de seleção de homens que a princípio considerem se submeter a uma vasectomia. "Nós ainda não temos a comprovação de que o efeito possa ser reversível em humanos."

Os testes estão marcados para começarem no primeiro semestre de 2017 e o lançamento está sendo planejado para o fim de 2018, com foco no mercado norte-americano, europeu e canadense. Segundo a Parsemus Foundation, o valor previsto para o medicamento é de US$ 400 (cerca de R$ 1.296).

Segundo Carlson, muitos homens podem preferir o Vasalgel à vasectomia porque "poderão preservar a possibilidade de ter filhos no futuro".  "Outros podem ainda optar pelo medicamento para evitar qualquer efeito colateral que a cirurgia possa causar [ainda existe um tabu sobre a vasectomia causar impotência, embora os especialistas neguem]."

Para viabilizar o lançamento, a empresa busca também investimento público.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas