Coluna

Julie Alves

com Dan Nascimento

[email protected]

Atriz Fernanda Rodrigues participa de campanha sobre Leucemia Linfoide Aguda

Doença representa o tipo de câncer de sangue mais comum em crianças. Tratamentos têm altas taxas de cura

Julie Alves

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Foto:

A atriz e apresentadora Fernanda Rodrigues participa da campanha "Chance de Vencer", realizada pela Amgen Brasil, sobre Leucemia Linfoide Aguda (LLA). A doença é responsável por 75% dos casos de leucemia infanto-juvenil, que representam 28% dos cânceres em jovens de 0 a 19 anos1. No total, são registrados 10 mil novos casos de leucemia por ano em todo o país, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer)2.

"A LLA surge a partir de falhas genéticas nas células da medula óssea. Após a mutação, as células cancerígenas se reproduzem e impedem o avanço de células sadias, fazendo a criança adoecer", explica o Dr. Alejandro Arancibia, diretor médico da Amgen Brasil.

Embora grave, a chance de cura é elevada. Cerca de 90% dos pacientes que realizam tratamento adequado alcançam a remissão completa (sem sinais clínicos da doença)1.

Um dos grandes desafios é diagnosticar a doença precocemente, pois os sinais são pouco específicos, como febre, cansaço, palidez, manchas no corpo e infecções frequentes2. "Se você identificar alguma delas, procure ajuda médica, imediatamente", diz a atriz,

Veja o vídeo da campanha: