Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CIÊNCIA E SAÚDE

Vigilância Sanitária alerta para mistura de energético com bebida alcoólica

Combinação contém substâncias que aumentam o ritmo cardíaco e causam euforia, além de potencializar o álcool e todos os seus efeitos

O consumo de compostos líquidos prontos, popularmente conhecidos como energéticos, misturados a bebidas alcoólicas - mais especificamente os destilados - virou moda entre os jovens. A combinação é maior em dias de festa, como no Carnaval, e funcionam como uma espécie de combustível. No entanto, o diretor estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Bezerra, alerta que essa combinação pode ser fatal.

Segundo Bezerra, os jovens buscam a mistura para adiar o sono, garantir mais tempo na balada e disfarçar o gosto do álcool. Porém, a combinação de energético com bebida alcoólica apresenta como resultado a taquicardia e o risco iminente de morte. "A mistura contém substâncias que aumentam o ritmo cardíaco e causam euforia, além de potencializar o álcool e todos os seus efeitos", esclareceu.

Leia também

As duas substâncias são a taurina e a cafeína. A intoxicação por uma delas é manifestada pela ansiedade, insônia, desconforto no estômago, tremores, taquicardia, agitação e até raros casos de morte. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é recomendado o consumo de energético com bebida alcoólica. Além disso, crianças, gestantes, nutrizes, idosos e portadores de enfermidades devem consultar o médico antes de consumir o produto.

"O risco maior está na dose", enfatiza Bezerra. Isso porque mesmo os compostos líquidos prontos para consumo serem liberados pela Anvisa, o problema está no fator cumulativo. O diretor estadual de Vigilância Sanitária reforça que, por mais que o percentual de cafeína e taurina esteja de acordo com o recomendado pela Anvisa, a questão está na quantidade de bebida ingerida, pois, muitas vezes, as pessoas consomem mais de uma lata de energético.

Cansaço em dobro

Os energéticos deixam o corpo mais acelerado, mas depois o cansaço vem em dobro. Quando passa o efeito, a pessoa fica cansada duas vezes mais. Assim, no primeiro momento a pessoa fica agitada por algumas horas e não dorme, depois, dorme demais para compensar o tempo perdido. E assim como os estimulantes químicos, eles deixam de fazer efeito se tiverem o uso for contínuo e a pessoa passa a ingerir quantidades cada vez maiores para obter o mesmo resultado. São ainda substâncias que alteram o funcionamento de nosso organismo de forma brusca, por isso devem ser ingeridas com moderação e certa cautela.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas