
Eu vejo o tempo todo em meu consultório pessoas preocupadas com diabetes, doenças cardíacas, osteoporose… mas não vejo ninguém preocupado com sarcopenia. Muitas pessoas não sabem nem o que é essa condição, que impacta muito no nosso envelhecimento ativo, eu diria, que impacta muito mais do que essas outras condições descritas acima.
Primeiro vamos definir o que é sarcopenia para que você entenda como ela pode impactar seu envelhecimento ativo. Sarcopenia é a perda de massa e de força muscular que PODE acontecer durante o nosso envelhecimento. Veja bem, eu disso pode, e não deve. Essa perda de massa e força muscular, leva a perda de função muscular, com isso perda de autonomia e de independência. É só você pensar que precisa de força nas pernas para se levantar de uma cadeira, mas se você perder sua massa e força muscular ao longo dos anos, como vai fazer isso sozinho com 80 anos? E isso assusta não é mesmo?
Leia também
Pois bem, essa é a sarcopenia que pode levar a uma síndrome chamada- fragilidade do idoso - onde a pessoa perde a resientecia e resiliência física ficando exposta a muitas condições médicas, inclusive as dita no início desse artigo. E também fincando incapaz muitas vezes de se recuperar até de situações mais simples, como um simples resfriado, tudo isso por falta de músculo e força muscular. Entenda que nós precisamos de músculos para levantar de uma cadeira, mas precisamos deles para respirar, engolir, ter continência de urina… A questão é músculo é longevidade e autonomia .
Há muito tempo, a sociedade médica percebeu e vem estudando isso. E por isso, hoje em dia tem se falado tanto disso, pois estamos tentando difundir para a população que ter músculos e força muscular não é só estética. Pelo contrário, a estética é um bônus. Pense como se fosse um iceberg, a questão estética está na ponta do iceberg. Submerso no mar está tudo aquilo de bom que o músculo nos traz, e é gigante.
Basta você pensar que se duas pessoas da mesma idade e com pneumonia se internam e uma tem mais músculo que a outra. Adivinhe quem sai mais rápido da internação? Quem tem mais chances de reabilitar após internação? Isso mesmo, quem tem mais músculos! Além da resistência e resiliência física que o músculo nos proporciona, ele funciona como um grande órgão , que quando está sendo exercitado, libera uma série de hormônios que estimulam nossos neurônios. Um deles é chamado irisina, um importante hormônio para a saúde cerebral, que você não acha em cápsulas, ou suplementos ( acredite, já tentaram encapsular), você só consegue com exercício. Para te convencer ainda mais sobre a importância dos músculos, saiba que onde tem músculo, tem osso. Se você mantém seus músculos saudáveis e fortes , vc indiretamente está mantendo seus ossos saudáveis e fortes, reduzindo sua chance de osteoporose e fraturas no futuro, reduzindo com isso sua chance de dependência de terceiros . Eu espero que agora eu tenha te convencido de vez sobre a importância de manter seus músculos saudáveis ao longo do seu envelhecimento. Cuide de seus músculos, mantenha-os sadios e fortes e com isso ganhe independência no futuro.
Dra. Luisa Castro
Residência em clínica médica pelo Hospital Português da Bahia
Residência em geriatria pelas Obras Sociais Irmã Dulce
Titulada em geriatria pela associação Brasileira de Medicina(ABM) e pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)
Especialista em nutrologia pela Sociedade Brasileira de Nutrologia
Titulada em nutrologia pela associação Brasileira de Medicina(ABM) e Sociedade Brasileira de Nutrologia (ABRAN)
CRM 27551 - RQE's 19001 - 22957 - 24581
*Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores, não representando, necessariamente, a opinião da Organização Arnon de Mello.