Aos poucos, o Governador Paulo Dantas estaria consolidando a ideia de ficar no governo até o final de seu mandato e apoiar incondicionalmente Renan Filho para disputar a sucessão. Duas situações são importantes para o Ministro dos Transportes topar a parada: manter o domínio do governo com o grupo do MDB e reeleger seu pai, o senador Renan Calheiros.
Comenta-se nos bastidores que os ajustes estão sendo feitos e o jogo político vem clareando por parte do grupo de Paulo Dantas, independentemente de o prefeito JHC se candidatar ou não ao governo do Estado em 2026. As condições, mesmo que não sejam definitivas, estariam sendo postas à mesa.
OPÇÃO
Como o Governador Paulo Dantas tem garantido que cumprirá todas as promessas de campanha e irá até o fim do mandato, restaria apenas ao vice-governador Ronaldo Lessa decidir se renuncia ao cargo e sai candidato, ou se acompanha Dantas até o fim.
OPORTUNIDADE
Para aliados do vice-governador, a situação de Lessa é bastante delicada politicamente com o seu PDT e incorre na velha máxima: “Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come”.
GARANTIDO
O vereador João Catunda questiona a eleição de Aldo Loureiro do PDT – o partido não teria cumprido a cota de gênero –, mas não deve se preocupar muito. Afinal de contas, aliado de primeira hora do prefeito JHC e um obstinado adversário do senador Renan Calheiros, certamente continuará na Casa de Mário Guimarães.
PRUDÊNCIA
Como, além de Catunda, outros que não se elegeram também serão aproveitados dentro da compreensão da aliança política, a ação na Justiça servirá apenas para garantir sua permanência, mesmo que não haja perigo para que continue na Câmara Municipal.
ENROLADO
A situação dos influenciadores Kel Ferreti e Mylla Duarte se complica por não terem aceitado, segundo interlocutores, desbloquear os seus aparelhos celulares. Juízes da 17ª Criminal, a pedido do Ministério Público, já autorizaram a entrega dos aparelhos à Polícia Federal para acesso aos dispositivos.
PRESSA
A pressa da Justiça é fazer com que os dados contidos nos aparelhos não corram o risco de desaparecer, o que complicaria ainda mais as investigações que estão sendo feitas pelo Grupo de Atuação Especial de combate à Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens, do Ministério Público.
MODERNIZAÇÃO
No próximo dia 19, a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), realizará o evento Kick Off Alagoas + Digital. O intuito é incentivar a modernização dos setores públicos estaduais. O encontro acontecerá no Centro de Inovação do Jaraguá e reunirá representantes do governo do Estado, especialistas em tecnologia, servidores públicos e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento tem o intuito de apresentar as diretrizes e objetivos do Programa Alagoas + Digital, uma iniciativa do governo de Alagoas com o BID.