Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
HOME > blogs > EDIVALDO JÚNIOR
Imagem ilustrativa da imagem Sem “veto” dos Renans, Marluce Caldas ganha força para se tornar ministra do STJ

BLOG DO
Edivaldo Júnior

Sem “veto” dos Renans, Marluce Caldas ganha força para se tornar ministra do STJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar nos próximos dias os dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na lista tríplice para a vaga destinada ao Ministério Público, está procuradora Marluce Caldas, do MP de Alagoas, tia do prefeito de Maceió, JHC (PL) , irmão do ex-deputado federal João Caldas e cunhada da senadora Eudócia Caldas (PL).

A lista, formada por votação secreta dos ministros do STJ, inclui ainda Sammy Barbosa Lopes, procurador de Justiça do Acre, e Carlos Frederico Santos, do MP Federal.

Marluce tem o aval do MP de Alagoas, incluindo a associação do MP, e de vários políticos. Além da família, o deputado federal Paulão (PT) já declarou que é favorável a sua nomeação.

Nas últimas semanas, uma articulação feita pelos Caldas em Brasília, especialmente JC e JHC, manteve Marluce na disputa. O prefeito de Maceió busca a aproximação como presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e já participou de vários eventos de petistas, de festa de aniversário a posse de ministra.

Um eventual “veto” dos Calheiros poderia pesar – e muito - contra a nomeação de Marluce. Poderia, porque esse veto se existiu em algum momento não existe mais. Depois dos “afagos” públicos do ministro dos Trasnporrtes, Renan Filho e do senador Renan Calheiros, está claro que os dois não vão pedir a Lula que deixe de nomear Marluce, se esse for o desejo do presidente.

A nomeação de Marluce Caldas, se confirmada, deve revelar algum acordo feito por JHC com o grupo do senador Renan Calheiros ou com o entorno do presidente Lula. Uma das possibilidades, já informada pela imprensa nacional, é que JHC pode deixar o PL e migrar para um partido da base aliada de Lula. Mas essa é outra história.

X