Opa, pessoal!
Hoje eu trago vocês ao Bar do Lula, um dos melhores chambaris da cidade!
Quem aprecia comidas guisadas, caldinhos, pirão e até mesmo uma carne de sol, e nunca ouviu falar do Bar do Lula, agora conhece o lugar certo para se deliciar. Eu, particularmente, sou fã e frequentador assíduo desde quando era atrás do CEPA. Hoje em dia, no novo endereço, próximo à Super Pizza, tem atraído ainda mais novos clientes que se apaixonam pelos temperos e culinária do Chef Lula e sua esposa Quitéria. Nesta visita, fui acompanhado dos amigos também chefs (vide o título da matéria), do Divina Gula e Akuaba.



Sem muito arrodeio, a comida é fascinante por todo toque regional selecionado com carinho nas carnes de chambaril, na rabada, no pirão sempre no ponto, nas farofas e vinagretes também. O chambaril vem sempre recheado com muitos legumes: repolho, abóbora, chuchu, batatas e cenouras, e vem com a carne no ponto, suculenta e de lamber os dedos. Para mim, o prato principal foi a costela guisada com quiabo, bem molinha, desfiando e com o sabor sensacional, a campeã de todos!
Pedimos a maioria dos pratos como petisco para vir acompanhados de vinagrete e farofa e também para termos espaço para saborear mais, pedimos o pirãozinho maravilhoso como porção à parte também. Além de tudo, eu não poderia deixar de pedir um dos meus pratos preferidos, que é a galinha ao molho pardo, ou galinha de cabidela, misturada com a farofa e uma pimentinha da casa que ficou extraordinária também.



A tradição desses pratos vem de uma culinária afetiva e resistente. O chambaril, por exemplo, tem raízes na cozinha nordestina e é um verdadeiro ícone quando se fala em conforto e sustância. Cozido lentamente, com ossos que soltam o tutano e enriquecem o caldo, é um prato que remonta às antigas casas de fazenda, onde se aproveitava cada parte da carne. O pirão, sempre presente nas refeições regionais, surge da combinação do caldo saboroso da carne com farinha de mandioca, um casamento perfeito que garante um acompanhamento denso e repleto de sabor. Já a galinha de cabidela, herança da colonização portuguesa, tem sua essência no molho feito com o próprio sangue do frango, resultando em um prato marcante, rico e de sabor intenso. Toda essa combinação conduzida muito bem nesses quase 50 anos de tradição pelo seu Lula e dona Quitéria!
Ao fim, saboreei essa sobremesa que faz jus a todo restaurante desse tipo de culinária: um doce de banana misturado com doce de leite, bem docinho e viciante!



E é isso, pessoal! O Bar do Lula é um tesouro, uma raridade da nossa Maceió, e como vocês sabem, são a esses lugares que eu devo mais minha visita por toda história e riqueza cultural gastronômica que segue erguida das nossas raízes. Fica aqui minha sugestão! A localização é próximo à Super Pizza, no Farol, na Rua Marieta Lages, Número 80 e funciona de segunda a sábado, das 10h às 16h.
No Instagram, você os encontra no @obar_do_lula. Caso forem visitar, me mandem uma mensagem contando como foi a experiência!
Até a próxima!