Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

PLID: 6,59% dos desaparecidos em Alagoas são pessoas idosas

Recentemente, em uma semana, três casos de desaparecimento de pessoas idosas foram registrados no estado


				PLID: 6,59% dos desaparecidos em Alagoas são pessoas idosas
PLID: 6,59% dos desaparecidos em Alagoas são pessoas idosas. Foto: MPE

Em Alagoas, atualmente existem cadastrados no Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), do Ministério Público de Alagoas (MPAL), 2.602 casos de pessoas desaparecidas sob investigação, 646 já foram finalizados e mais dois estão aguardando instauração, somando 3.250 registros. Desses, 6,59% são de pessoas com mais de 60 anos, sendo a maioria do sexo masculino.

Recentemente, em uma semana, três casos de desaparecimento de pessoas idosas foram repassados ao PLID/AL, sendo que em dois deles as vítimas eram homens. A promotora de Justiça e coordenadora do PLID/AL, Marluce Falcão, reforça a necessidade de as famílias ficarem atentas e tomarem iniciativas que garantam a segurança de seus idosos.

Leia também

“O Ministério Público busca apoio da sociedade nos casos de desaparecimento de idosos, que muitas vezes são portadores de transtornos mentais, tornando-se vulneráveis. Fique atento, acolha e proteja. Comunique ao PLID/AL qualquer situação de risco de uma pessoa idosa que esteja vagando ou desorientada. É fundamental que os laços familiares sejam fortalecidos, ressaltando que cuidado, prevenção e vigilância são essenciais para evitar o desaparecimento”, explica Marluce Falcão.

Por meio do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), o Ministério Público de Alagoas (MPAL) expressa preocupação e procura orientar familiares para que observem mais de perto seus entes queridos, principalmente se diagnosticados com Alzheimer ou problemas psiquiátricos, já que esses casos são os que contabilizam maior número de registros na rede de busca ativa. Vale lembrar que, no dia 1º de outubro, foi comemorado o Dia Nacional do Idoso.

Dados nacionais

De acordo com o mapa dos desaparecidos no Brasil, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2023, 62,8% das pessoas desaparecidas eram do sexo masculino e 32,2% do sexo feminino. Entre as mulheres desaparecidas, 29,3% eram adolescentes entre 12 e 17 anos, e outros 6,6% eram pessoas com 60 anos ou mais.

Em caso de desaparecimento, o cidadão pode recorrer ao PLID/AL pelos números: (82) 2122-3707 ou (82) 9182-0121.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X