Vídeos que circulam nas redes sociais apontam que duas onças foram vistas em municípios do Litoral Norte de Alagoas, a exemplo de Paripueira. No entanto, o Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA) nega que as imagens foram flagradas em solo alagoano, tratando a situação como uma notícia falsa.
De acordo com o IMA, as imagens são da zona rural do município de Inhapim, que fica em Minas Gerais, no Sudeste do Brasil. O órgão afirma que a situação não pode ocorrer em Alagoas porque as duas onças que aparecem no vídeo (onça-parda e a onça-pintada), são felinos da fauna silvestre, e não há registro de presença dessas espécies no estado alagoano.
Leia também
“Não existem condições ambientais em Alagoas para a ocorrência de onças-pintadas, sendo necessário esclarecer que essas imagens não têm relação com o Estado”, esclareceu a médica veterinária e consultora do IMA, Pérola Marques.
O IMA reforça que em caso de visualização de animais silvestres, os órgãos ambientais competentes devem ser informados imediatamente.
Instituições como o IMA, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o IBAMA possuem equipes capacitadas para lidar com esses casos, garantindo a segurança tanto da população quanto dos próprios animais.