A propaganda está em todo lugar: nos comerciais de televisão, nos outdoors pelas ruas da cidade, nas lojas e supermercados, nas redes sociais e em todos os aspectos da sociedade. E é nesta quarta-feira (4) que se celebra o Dia Mundial da Propaganda, uma área que desenvolve o trabalho criativo para promover uma marca, uma empresa, um produto, um serviço, um posicionamento, uma pessoa e até mesmo uma ação social.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade de Alagoas (ABAP), Gustavo Moreno, destaca a qualidade dos profissionais de AL e importância de contratar pessoas capacitadas para as peças publicitárias.
Leia também
“A publicidade está em todos os meios e ela não está conectada exclusivamente à venda", é o que considera Gustavo Moreno. Para Moreno, ela está relacionada também ao posicionamento. “Ela também tem que conceituar, posicionar você no mercado, promover suas missões, seus valores, seus princípios”, pontua o presidente.
Gustavo considera que a propaganda tem também um papel social e envolve o sentimento e a afinidade que uma pessoa tem pela marca.
"Quando você compra o produto tem muita coisa envolvida, tem o sentimento, tem muito conceito. Às vezes, você paga mais caro por um produto que você olha que é muito parecido com o outro, mas você compra por uma questão de afinidade, por um símbolo, por influências, pessoas da televisão estão usando", aponta ele.
Gustavo Moreno reforça a necessidade de valorização dos profissionais da área de publicidade e propaganda, que utilizam técnicas para estabelecer peças criativas, de forma a promover o produto, serviço ou pessoa de maneira assertiva. Isso porque a propaganda deve ser feita para obter retorno – seja financeiro, de posicionamento de marca - e não deve ser pensado como um gasto por quem contrata o serviço.
“Você tem um recurso X para investir em publicidade. Qual o ideal? Primeiro que você tenha criatividade, que chame atenção das pessoas. Existem várias técnicas para você alcançar a sonhada criatividade. Tem profissionais qualificados, sejam iniciantes ou mais antigos, que vão desenvolvendo a questão criativa. Conseguiu atenção? Onde vou colocar esse material? Como é que vou levar essa peça criativa para as pessoas? E aí exige técnica. Não interessa quanto você aplicou, o que interessa é como ele vai ser aproveitado. Você não pode fazer com que aquele recurso se torne gasto e não investimento. Então para que ele se torne investimento, te dê retorno e você venda mais, você precisa aplicar a técnica”, considera Gustavo Moreno.
Em Alagoas, Moreno acredita que as agências estão bem posicionadas no mercado e que hoje a publicidade alagoana é uma das melhores do Nordeste. Segundo ele, os profissionais no Estado interagem entre si, trocando muitas experiências.
“Uma das bandeiras que levanto lá fora é: 'Olha quanta coisa legal que a gente está fazendo'. Procuro levar na bagagem sempre muita coisa legal e a gente tem conseguido atrair os olhares do mercado de empresas de São Paulo, multinacionais, para conseguir espaço nesse mercado nacional. Alagoas hoje está muito bem posicionada. A gente tem profissionais que foram trabalhar em agências grandes, nacionais, ganhando prêmios. Vejo hoje a publicidade alagoana como uma das melhores do Nordeste”, finaliza o presidente da ABAP.