Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > ALAGOAS

Níveis de rios, lagoa e riacho diminuem em AL, mas alerta continua

Alguns chegaram a transbordar, atingindo casas e deixando desabrigados e desalojados


				
					Níveis de rios, lagoa e riacho diminuem em AL, mas alerta continua
Rio em Jequiá da Praia teve aumento do volume nessa terça-feira. Reprodução

Os níveis dos rios, riachos e lagoa que estão sendo monitorados em Alagoas por causa das chuvas que caíram nos últimos dias começaram a diminuir. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou, na manhã desta quarta-feira (8), que, apesar da tendência de estabilização, a situação continua em alerta.

O quadro mais crítico foi registrado no Litoral Sul do Estado e em São Miguel dos Campos, onde rios chegaram a transbordar e a água invadiu casas. Nessas regiões e em Maceió, pessoas tiveram que deixar seus imóveis e ficaram desabrigadas ou desalojadas.

Leia também

O último boletim do monitoramento hidrometeorológico emitido pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais/Sala de Alerta da Semarh aponta que os Rios Coruripe, Piauí e Canduípe continuam elevados, mas já com tendência de estabilização e diminuição dos seus níveis.

A bacia do Rio Jequiá recebeu um grande aporte de água da chuva, sendo uma das regiões de maior volume pluviométrico no Estado. A semarh comunicou que o volume maior de água foi todo absorvido pela lagoa de Jequiá, que teve seu nível bastante elevado. Mesmo com a diminuição das chuvas, o volume continua elevado com escoamento lento para o oceano.

Já os riachos litorâneos e menores, como o Jacarecica e o Silva, em Maceió, estabilizaram com a diminuição das chuvas e apresentam tendência de diminuição de nível.

Na noite dessa terça-feira (7), o Rio São Miguel atingiu nível máximo chegando ao início de transbordamento com a água atingindo algumas casas. Mas, com a redução das chuvas, ele estabilizou e lentamente começa a diminuir.

O nível da Lagoa Manguaba, no município de Marechal Deodoro, continua elevado, mas apresentando tendência de estabilização sem atingir a cota de transbordamento, que é de 270 cm.

No município do Pilar, o nível da Lagoa Manguaba continua subindo lentamente, com tendência de estabilização.

Com relação aos Rios Mundaú, Paraíba e Jacuípe, a secretaria informou que as chuvas mantiveram seus níveis dentro da normalidade, com cotas abaixo das de atenção.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas