
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) informou, nesta sexta-feira (20), que registrou uma redução de quase 7% nas ocorrências de incêndios em vegetação no estado. Foram contabilizados, entre 1º de janeiro a 20 de setembro de 2023, 349 ocorrências, enquanto o mesmo período de 2024 teve 325.
De acordo com informações da corporação, a diminuição nos números é resultado das atividades de combate e prevenção desses incidentes, que ameaçam a flora e a fauna local.
Leia também
Mesmo com a redução, o Corpo de Bombeiros fez um alerta para o início do período crítico, que acontecerá entre setembro e março, com a combinação do clima seco, ventos fortes e baixa umidade do ar. Além disso, a seca prolongada, que atinge várias regiões do Brasil, pode agravar ainda mais a situação.
A corporação ainda destacou a importância da conscientização e da prevenção. "Pequenas atitudes podem evitar grandes tragédias ambientais. O CBMAL sugere medidas simples, como evitar queimadas, descartar corretamente bitucas de cigarro, manter terrenos limpos e apagar completamente fogueiras, que podem prevenir o início de incêndios".
*com informações da assessoria.