Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Sérgio Jucá diz que votação secreta na ALE representa 'período das trevas'

Decisão do Tribunal de Justiça mantém entendimento do parlamento

O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, reagiu, mais uma vez, à postura da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) de realizar a apreciação de vetos governamentais por meio da votação secreta. Para o procurador, a votação nesse sentido representa o 'período das trevas em Alagoas'. A polêmica voltou ao debate após o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Washington Luiz, atender um recurso da ALE e apontar a legalidade da votação secreta.

De acordo com o Jucá, o Ministério Público ainda não conhece o teor da decisão judicial, mas já requisitou as informações. "Não posso falar mais nada a respeito disso neste momento. Posso dizer, entretanto, que o Ministério Publico lamenta que, no terceiro milênio, algumas decisões ainda tenham a conotação do período das trevas", declarou o procurador.

Leia também

Na visão do representante máximo do Ministério Público Estadual, um deputado deveria assegurar a satisfação ao povo, mostrando transparência nas suas decisões tomadas no plenário da Casa de Tavares Bastos. "Qual a razão de um parlamentar, que foi eleito, esconder as suas posições de quem o elegeu? É preciso publicidade, transparência em tudo o que faz", comentou Jucá.

O recurso da procuradoria da ALE se deu após o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) obter, em primeira instância, uma decisão que obrigava à presidência da Casa de Tavares a realizar as votações dos vetos governamentais por meio do escrutínio aberto. O presidente da Casa, deputado Luiz Dantas (PMDB), declarou que não 'enxergava problema nas votações abertas', mas recorreu.

Os deputados que defendem a votação aberta cobram do parlamento a apreciação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que versa sobre o tema. Eles acreditam que a matéria deve ser apreciada pelos parlamentares. Contudo, o procurador lembrou que, apesar de o MPE ter recorrido de outra decisão semelhante em 2015, até agora o pleno do TJ não retomou a discussão sobre o tema.

"O procurador da ALE, à época, interpôs um recurso de agravo de instrumento no TJ, mas o relator da matéria, desembargador Fábio Bittencourt, manteve a decisão de 1º grau. A decisão foi em maio, o desembargador Tutmés pediu vistas e até hoje não houve o julgamento", lamentou o procurador.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas