Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Integrantes de CPI chegam a Maceió para inspeção em bairros afundados

Quatro senadores, inclusive o presidente e o relator da comissão, formam a comitiva que veio a Alagoas


				
					Integrantes de CPI chegam a Maceió para inspeção em bairros afundados
Integrantes de CPI chegam a Maceió para inspeção em bairros afundados. Divulgação/Sen. Rogério Carvalho

Quatro senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem desembarcaram em Maceió, no fim da manhã desta quarta-feira (8), para uma inspeção nos bairros afetados pela mineração e reuniões com órgãos de controle.

A comitiva é formada pelo presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM); o relator, senador Rogério Carvalho (PT-SE); além dos senadores Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e Dr. Hiran (PP-RR). Todos estão acompanhados por assessores parlamentares.

Leia também

Assim que o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no Aeroporto de Maceió, os senadores falaram com a imprensa e destacaram a programação do dia. Eles também foram recepcionados por um grupo que faz parte do Movimento das vítimas da Braskem.

O primeiro compromisso da CPI na capital é um encontro no Flexal de Baixo, no bairro de Bebedouro, localidade com ilhamento social e econômico. A visita ainda prevê uma reunião com procuradores do Ministério Público Federal (MPF), um diálogo com moradores e empreendedores e uma entrevista coletiva.

O cronograma a ser seguido pela comitiva na capital foi organizado com base na investigação do desastre ambiental feita até o momento e nas contribuições da população encaminhadas pelo hotsite criado pela CPI da Braskem.

Com os relatos e informações que receberam ao longo da investigação, os senadores estão direcionados a solicitar, no relatório final, a realocação com compensação financeira da população dos Flexais. Eles se dizem comovidos com a situação enfrentada por estes moradores e receberam apelos de todo o tipo para que pudessem conferir de perto o cenário.

Um sobrevoo dos bairros desocupados consta na programação, mas a diligência depende de fatores climáticos e de logística para acontecer, assim como visitas a locais de interesse da CPI e reuniões com outras autoridades de órgãos de controle, fiscalização, da companhia e do Executivo em Maceió.

O senador Rogério Carvalho garantiu que vai apresentar o relatório final da comissão no dia 15 de maio. Ele adiantou que, dentre os encaminhamentos a serem dados, deve ter o pedido de revisão dos acordos firmados pela petroquímica.

No momento, a principal questão com relação aos acordos é o valor do dano moral, que foi pago por terreno ao invés de ser pago por pessoa. Além disso, questiona-se a transferência da propriedade para a Braskem.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas