Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

Com dívida de R$ 15 milhões, unidades de saúde suspendem atendimento por falta de repasse da Sesau

Atualmente, o consórcio intermunicipal contempla mais de 500 mil habitantes situados na Região Sul de Alagoas

Atendimentos de média e alta complexidade realizados por meio do Conisul (Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas) começaram a ser suspensos nesta sexta-feira (5), de acordo com informações do próprio9 consórcio. O motivo é a dívida de R$ 15 milhões da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que não tem feito os repasses.

Segundo o Conisul, a Sesau está com dez parcelas atrasadas dos recursos provenientes de um convênio entre a pasta e o consórcio, que considera esse convênio como um dos instrumentos mais importantes para a realização de exames, cirurgias e consultas especializadas.

Leia também

Atualmente, o consórcio intermunicipal contempla mais de 500 mil habitantes situados na Região Sul de Alagoas.

Após inúmeras reuniões e tratativas por parte da presidência e superintendência do Consórcio, os secretários da Sesau, Gustavo Pontes e da Fazenda, George Santoro, afirmaram ao presidente, Marcelo Beltrão, que efetuarão os pagamentos no próximo dia 10 de agosto.

“Em julho, foi liberada uma parcela, mas o valor é pequeno diante do montante devido. A situação crítica tem gerado uma crise na saúde da população, uma vez que os diagnósticos e consequentemente, os tratamentos, não estão sendo realizados da maneira adequada”, destacou a superintendente, Pauline Pereira.

De acordo com os dados do Conisul, em 2021 foram realizadas quase 45 mil consultas, dentro de um elenco de 21 especialidades médicas, mais de 500 mil exames e cerca de 2 mil cirurgias. Os números são apenas dos últimos doze meses de execução de um convênio que já existe há oito anos.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas