Menu lateral
Imagem
Imagem
Imagem
Gazeta >
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
AO VIVO

ASSISTA

TV GAZETA AL
AO VIVO

ASSISTA

GAZETA NEWS
GAZETA 94.1 - Maceió AO VIVO

GAZETA 94.1

Maceió
GAZETA FM 98.3 - Maceió AO VIVO

GAZETA FM 98.3

Maceió
GAZETA 101.1 - Arapiraca AO VIVO

GAZETA 101.1

Arapiraca
GAZETA 101.3 - Pão de Açúcar AO VIVO

GAZETA 101.3

Pão de Açúcar
CLASSIC - Rádio Web AO VIVO

CLASSIC

Rádio Web
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Avança na ALE proposta que estabelece emendas impositivas de bancada em Alagoas

Projeto busca ampliar o poder dos deputados estaduais na destinação de recursos do orçamento.

Avança na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) a discussão da PEC nº 101/2026, que estabelece a obrigatoriedade de execução das emendas impositivas de bancada no orçamento estadual. Segundo o deputado Dudu Ronalsa (MDB), a proposta busca ampliar a participação dos deputados na destinação de recursos para municípios e segmentos da sociedade.

Tudo em um só lugar.

Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

ACESSE O GRUPO >
Aplicativo na whatsapp Store

Em entrevista nesta quarta-feira (21), o deputado explicou que o mecanismo segue um modelo já adotado no Congresso Nacional, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. Segundo ele, a proposta pretende fortalecer a atuação dos parlamentares diante das demandas recebidas nos municípios alagoanos.

Leia também

“É uma forma de fortalecer o mandato. A gente sabe das demandas que vêm para nós aqui no Legislativo”, afirmou.

De acordo com Ronalsa, a proposta prevê que as emendas de bancada também tenham execução obrigatória, seguindo as regras que serão estabelecidas para o mecanismo. Atualmente, os deputados estaduais já contam com instrumentos próprios para destinar recursos, mas a iniciativa pretende acrescentar uma modalidade coletiva de indicação orçamentária.

Shorts Youtube
Play
Prefeita em AL defende Flávio e diz confiar que direitos serão mantidos em vitória do PL

Prefeita em AL defende Flávio e diz confiar que direitos serão mantidos em vitória do PL

Play
Grupo político de JHC reúne apoiadores de Flávio Bolsonaro e Lula

Grupo político de JHC reúne apoiadores de Flávio Bolsonaro e Lula

Play
Ex-prefeito desponta como um dos nomes do alto escalão do futuro governo JHC

Ex-prefeito desponta como um dos nomes do alto escalão do futuro governo JHC

Play
Idoso de 82 anos é agredido pelo genro ao tentar defender a filha em Alagoas

Idoso de 82 anos é agredido pelo genro ao tentar defender a filha em Alagoas

Play
Mulher confessa ter ajudado soldado a sair de quartel com fuzil; militar segue desaparecido

Mulher confessa ter ajudado soldado a sair de quartel com fuzil; militar segue desaparecido

O parlamentar defendeu que a proposta seja construída com regras claras para a distribuição e a aplicação dos recursos. A ideia, segundo ele, é permitir que os deputados se organizem em bancadas para definir as prioridades de investimento.

Dudu Ronalsa afirmou que a criação das emendas impositivas de bancada pode ampliar a capacidade dos deputados de contribuir com ações e investimentos nas cidades onde atuam.

“É fortalecer o mandato e, consequentemente, a gente poder contribuir mais com as cidades que a gente trabalha ou com os segmentos que a gente trabalha”, declarou.

O deputado também explicou que os recursos deverão sair do próprio orçamento estadual. O montante destinado às emendas, entretanto, ainda não está definido e dependerá dos valores previstos no orçamento e das regras estabelecidas no projeto.

A proposta também prevê uma distribuição entre as bancadas partidárias. Questionado sobre a possibilidade de os partidos com maior número de deputados receberem mais recursos, Ronalsa afirmou que a divisão deverá seguir critérios proporcionais.

O deputado disse acreditar que a iniciativa terá apoio suficiente para avançar na Assembleia, mas reconheceu que o projeto precisa cumprir as etapas legislativas antes de entrar em vigor.

Segundo ele, a intenção é aprovar a proposta a tempo de incluir o mecanismo no orçamento estadual de 2027. Ronalsa afirmou que os parlamentares deverão trabalhar para cumprir o calendário de tramitação.

O texto ainda precisa ser analisado conforme as exigências legislativas aplicáveis. Por isso, a implementação das emendas dependerá da aprovação da proposta e da definição das regras para sua execução.

A criação das emendas impositivas de bancada amplia a discussão sobre a participação do Legislativo na definição das prioridades orçamentárias do estado e sobre a divisão de responsabilidades entre deputados e governo na destinação de recursos públicos.

App +Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas