Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

AMA orienta gestores sobre mudanças no novo Fundeb Educação

A lei prevê grandes desafios para gestores no uso dos recursos da educação

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), está orientando gestores dos municípios sobre as mudanças na educação que serão realizadas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A previsão é que o aumento da complementação da União que vai subir gradativamente dos atuais 10% para 23% em 2026.

Neste ano, o percentual alcançará os 12%. Em seguida, passará para 15% em 2022; 17% em 2023; 19% em 2024; 21% em 2025; encerrando em 2026 com 23%.

Leia também

Ainda haverá direcionamento de uma parcela dos recursos federais para a educação infantil e incentivo à educação técnica profissionalizante de nível médio. Agora, pelo menos 70% dos valores do Fundo devem ser investidos no pagamento de profissionais da Educação Básica. No antigo modelo, o percentual mínimo era de 60% e abarcava apenas os profissionais do magistério. Essa é uma das sutilezas.

Impacto do piso do magistério

Uma outra preocupação é o reajuste de 31,3% do piso nacional do magistério, a partir de janeiro de 2022. Esse ajuste representa um impacto superior a R$ 28 bilhões nas despesas de pessoal das administrações públicas municipais.

De acordo com o estudo técnico elaborado pela CNM, Alagoas sofrerá com um impacto na ordem de R$ 425 milhões, o que representa um aumento de 10,1%.

Outros temas importantes discutidos na reunião foram os débitos previdenciários, a reforma tributária e os vários projetos que estão tramitando na Câmara e que serão pautados para o plenário. De acordo com o presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley prefeitos de todos Brasil deverão se reunir em Brasília para mostrar aos parlamentares a necessidade da votação favorável aos municípios.

Débitos previdenciários

A PEC 15/21, que permite o parcelamento dos débitos previdenciários em 240 parcelas (20 anos) foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e precisa ser aprovada para que os gestores possam amenizar o desequilíbrio fiscal com as dívidas previdenciárias do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

“Essa PEC é fundamental para dar um fôlego às gestões municipais que sofrem muito com a inadimplência nas suas dívidas previdenciárias”, disse Wanderley ao acrescentar a necessidade da exclusão de juros e multas nesses cálculos, o que torna as atuais dívidas em impagáveis.

ISS/reforma tributária

O atual texto da PEC não sendo ideal para os municípios, é o mais viável para o momento, e as Entidades municipalistas vão continuar lutando por uma distribuição mais justa do que é arrecadado pela União.

O presidente da AMA também lembra a importância da votação da PEC 122/2015 ,do Senado Federal, que “acrescenta §§ 6º e 7º ao art. 167 da Constituição Federal, para proibir a imposição e a transferência, por lei, de qualquer encargo financeiro decorrente da prestação de serviço público para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, bem como para proibir a criação ou o aumento de despesa que não conste da lei orçamentária anual ou do projeto de lei orçamentária anual enviado pelo chefe do Poder Executivo. “Autorizar reajustes e criar pisos sem base orçamentária interfere diretamente no planejamento municipal”, disse o presidente da Associação.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas