Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > POLÍTICA

ALE aprova revisão de plano com novas metas do Governo do Estado até 2023

Plano Plurianual havia sido aprovado em janeiro, mas crise motivou atualização das propostas

Prestes a analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) aprovou, durante sessão plenária desta quarta-feira (9), em primeira votação, o projeto de lei nº 403/2020, que prevê a revisão do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2020-2023. O Governo do Estado apresentou à Casa de Tavares Bastos as razões que o levaram a incluir e reprogramar as ações prioritárias da gestão.

O PPA foi instituído após ser votado na ALE, a partir da Lei Estadual nº 8.231, sancionada no dia 8 de janeiro de 2020. Com um ano atípico devido à pandemia do novo coronavírus, o Executivo informou que era necessário tornar o instrumento mais dinâmico, capaz de se adequar às possíveis mudanças do cenário socioeconômico.

Leia também

Estão previstas, dentre outras ações, a modernização de órgãos estaduais, fomento à pesquisa, capacitação de servidores e criação de cargos de carreira na Defensoria Pública Estadual. Tudo está previsto na atualização do plano, a ser executado até 2023.

Com a nova proposta, o Governo informou que pretende melhorar a formulação dos programas de cada órgão e entidade, de modo a contribuir para o alcance dos objetivos desejados, além de buscar maior eficiência e efetividade à ação governamental. Há uma alegação de que, com o cenário atual, dificilmente a equipe palaciana cumpriria as metas estabelecidas para o período em questão.

Também foi argumentado que a revisão era mais do que necessária para alcançar uma maior integração entre as categorias de planejamento com os elementos contidos nas estruturas programáticas das Leis de Diretrizes Orçamentárias e das Leis Orçamentárias Anuais, que sofreram alterações por meio de créditos adicionais. Com estas suplementações, o Governo tenta executar as ações em andamento quando o dinheiro falta em caixa.

Para ser aprovada pelos deputados, a atualização do PPA foi incluída às pressas na pauta da sessão desta quarta. O deputado Bruno Toledo (PROS) apresentou um requerimento à Mesa Diretora, na hora do expediente, para que a pauta fosse apreciada em primeira votação, ultrapassando a fase de discussão. Como não houve objeção ao pedido, o plenário apreciou e deve retomar a votação (a segunda) na próxima sessão.

Em nota, o Governo do Estado justificou que a revisão do plano "é reforçada pela necessidade de calibrar os esforços a serem empreendidos na superação dos reflexos econômicos e financeiros gerados pela crise econômica nacional e local, com frustração das receitas de arrecadação de impostos e das receitas de transferências do Governo Federal, com consequente redução da expectativa de crescimento econômico. Neste sentido, o objetivo principal desta revisão está centrado nas metas físicas e financeiras das ações que integram o PPA, buscando, assim, estabelecer maior eficiência ao gasto público".

O Executivo acrescentou que a cobertura orçamentária das ações previstas para 2020 está em conformidade com os valores alocados no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), para o exercício financeiro de 2020.

O Plano Plurianual é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Trata-se de um plano que contém as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública. A finalidade principal do PPA é impedir a descontinuidade de políticas e obras públicas de importância estratégica para o Município, Estado ou País.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas