Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
GZT CLASSIC | Rádio Web
Assistir
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
GZT CLASSIC
Assistir
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Travamento das rodas traseiras causou colisão entre caminhão e trio elétrico em Porto Calvo

Acidente foi provocado por um fenômeno conhecido como “efeito L”, que ocorre quando veículos articulados perdem a estabilidade


			
				Travamento das rodas traseiras causou colisão entre caminhão e trio elétrico em Porto Calvo
Travamento das rodas traseiras causou colisão entre caminhão e trio elétrico em Porto Calvo. Perícias oficial

O travamento acidental das rodas traseiras de um caminhão basculante foi a causa determinante da colisão com um trio elétrico, registrada no último dia 3 de março, em um trecho da rodovia AL-105, na zona rural de Porto Calvo, região Norte de Alagoas. A conclusão é do laudo pericial produzido pelo Instituto de Criminalística de Maceió e divulgado nesta semana.

De acordo com o perito criminal Marcelo Velez, responsável pela análise técnica do caso, o acidente foi provocado por um fenômeno conhecido como “efeito L” — ou jackknife —, que ocorre quando veículos articulados, como caminhões com reboque, perdem a estabilidade em razão do travamento de eixos traseiros. Esse descontrole faz com que o conjunto forme um ângulo em "L", comprometendo completamente a dirigibilidade.

“Esse tipo de incidente pode ser agravado por falhas no sistema de frenagem e, geralmente, tem origem em problemas mecânicos. No caso em questão, o travamento dos pneumáticos do caminhão basculante levou à perda de dirigibilidade, fazendo com que o veículo invadisse a faixa contrária e colidisse com o trio elétrico”, explicou Velez.

Artigos Relacionados

Acidente com vítimas

A colisão resultou na morte de uma pessoa e deixou outras duas feridas, que ficaram presas às ferragens. Segundo o laudo, todos os eventos subsequentes — invasão de pista, colisão e ferimentos fatais — foram consequências diretas do problema mecânico inicial, o que caracteriza o episódio como uma ocorrência de tráfego.

Durante a perícia, foram realizadas medições no local do impacto, análise da deformação dos veículos, registros fotográficos e verificação da dinâmica do acidente, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

O laudo foi finalizado no dia 21 de março e encaminhado à delegacia responsável pela investigação do caso, que segue em andamento.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X