
O Programa Celular Seguro recuperou 44 aparelhos com queixa de roubo ou furto durante três dias de atendimento aos moradores de Arapiraca, intimados a comparecer à sede do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) para realizarem a devolução voluntária dos equipamentos.
As entregas aconteceram entre os dias 12 e 14 de maio, após o envio das intimações por canais oficiais. Cerca de 300 pessoas foram intimadas, mas apenas 105 compareceram e prestaram esclarecimentos à equipe da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que avaliou cada situação.
Leia também
Alguns casos foram liberados por já terem sido regularizados, embora não tivessem sido atualizados no sistema da Polícia Civil.
O secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou que quem não compareceu ainda terá a oportunidade de devolver os aparelhos com restrição.
“Queremos que a população, que às vezes nem sabe que o equipamento foi vendido de forma irregular, colabore conosco, tendo em vista que o Programa Celular Seguro foi criado para combater os roubos e furtos, mas também a venda ilegal de aparelhos. Queremos fechar o cerco contra indivíduos que insistem em cometer delitos em nosso estado e alertar também que quem mantém posse de produtos restritos pode ser responsabilizado por receptação. Iremos abrir mais dois dias de atendimento e ampliar também o serviço para outros municípios do interior de Alagoas”, afirmou ele.
NOVOS ATENDIMENTOS
Os novos atendimentos acontecerão nos dias 19 e 20 de maio, na sala do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), dentro do 3º BPM, às margens da rodovia AL-220, no bairro Novo Horizonte. Serão intimados moradores de Limoeiro de Anadia, Taquarana, Coité do Nóia, Craíbas, Girau do Ponciano, Traipu, Campo Grande, Feira Grande e São Sebastião.
No dia 21 de maio, moradores de outras 11 cidades deverão comparecer ao Centro Integrado de Segurança Pública de Palmeira dos Índios, na BR-316, bairro Juca Sampaio. Serão convocadas pessoas de Palmeira dos Índios, Igaci, Quebrangulo, Belém, Tanque D’Arca, Maribondo, Cacimbinhas, Minador do Negrão, Estrela de Alagoas, Mar Vermelho e Paulo Jacinto. Quem não comparecer poderá ser notificado pessoalmente por equipes da Polícia Militar.
As notificações eletrônicas estão sendo enviadas via WhatsApp, pelos números 0800 729 4593 e (82) 98752-2597.
Lançado em janeiro deste ano, o Programa Celular Seguro foi criado para rastrear e recuperar celulares com restrição de furto, roubo ou perda, com base em boletins de ocorrência e dados das operadoras, por meio do número IMEI – identificação única de cada aparelho. Desde então, mais de 500 celulares foram recuperados, com mais da metade já devolvida aos seus proprietários.
Para consultar o número IMEI, basta digitar *#06# no aplicativo de chamadas, acessar as configurações do aparelho ou verificar a embalagem original, onde o código também costuma estar impresso.