Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Tanques da Alemanha podem fazer a Ucrânia sair da defensiva

Moderno e mais efetivo, tanques Leopard 2 podem ser considerados diferenciais para Kiev reconquistar territórios hoje dominados pela Rússia

A Alemanha aprovou nesta quarta-feira (25) o envio de tanques de guerra do modelo Leopard 2 para a Ucrânia. A data para a chegada da remessa de armas ainda não foi divulgada, mas é esperado que o veículo blindado possa ser um diferencial para o sucesso de Kiev na reconquista de territórios hoje dominados pela Rússia.

O que é o Leopard 2?

Leia também

Tanque de batalha Leopard 2 durante treinamento em Munster, na Alemanha, em 28 de setembro de 2011
Tanque de batalha Leopard 2 durante treinamento em Munster, na Alemanha, em 28 de setembro de 2011 | Foto: Michael Sohn/AP

O alemão Krauss-Maffei Wegmann, fabricante do Leopard 2, o apresenta como “o principal tanque de batalha do mundo” que por quase meio século combinou aspectos de poder de fogo, proteção, velocidade e manobrabilidade, tornando-o adaptável a muitos tipos de combate e situações.

O tanque de 55 toneladas tem uma tripulação de quatro pessoas e um alcance de cerca de 500 quilômetros e velocidades máximas de cerca de 68 km/h. Agora com quatro variantes principais, sua versão mais antiga entrou em serviço pela primeira vez em 1979. Sua arma principal é um canhão de cano liso de 120 mm e possui um sistema de controle de tiro totalmente digital.

Quais seriam as dificuldades para utilizar esses tanques?

Colocar os leopardos nas mãos dos ucranianos não é tão fácil quanto rolá-los através da fronteira de amigos mais a oeste da Europa. O Instituto Internacional de Estudos Estratégicos estima que seriam necessárias de três a seis semanas de treinamento para que as equipes operacionais e o pessoal de apoio atingissem a proficiência básica.

Ralf Raths, diretor do Panzer Museum em Munster, na Alemanha, disse que tripulações de tanques ucranianos experientes provavelmente aprenderiam a usar o Leopard 2 rapidamente, e o treinamento poderia ser encurtado para se concentrar no conhecimento essencial.

“É preciso mesmo explorar 100% do potencial ou basta utilizar 80% na metade do tempo? Os ucranianos certamente votarão na opção B”, disse ele.

O que isso vai mudar na guerra?

Tanque de batalha Leopard 2 durante treinamento em Munster, na Alemanha em 25 de setembro de 2023
Tanque de batalha Leopard 2 durante treinamento em Munster, na Alemanha em 25 de setembro de 2023 | Foto: Philipp Schulze/dpa via AP

Yohann Michel, analista de pesquisa para assuntos militares e de defesa no Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, disse que esses tanques podem permitir que a Ucrânia parta para a ofensiva no conflito de 11 meses que está parado há meses após duas contra-ofensivas ucranianas importantes que recapturaram áreas ocupadas por forças russas por meses no nordeste e no sul.

“Neste tipo de conflito, simplesmente não é possível realizar ofensivas em larga escala sem toda a variedade de equipamentos blindados de combate e veículos blindados, e os tanques fazem parte disso”, disse ele. Além dos tanques principais de batalha, ou MBTs, como o Leopard 2, outros incluem veículos de combate de infantaria e veículos blindados.

As entregas ocidentais de Leopard 2 podem ajudar a equipar a Ucrânia com munições de alto calibre necessárias para substituir seus próprios estoques da era soviética, abrindo um novo caminho para o fornecimento de poder de fogo ocidental para chegar à Ucrânia, disse ele.

Raths observou que o Leopard 2 e tanques ocidentais semelhantes são mais ágeis do que os "modelos T" usados pela Rússia, que não podem reverter em velocidade, por exemplo.

“Imagine um boxeador que não pode se mover livremente no ringue, mas apenas em uma direção”, disse ele. “O outro boxeador, que pode se mover em todas as direções, tem uma grande vantagem e é o caso dos Leopardos.”

Niklas Masuhr, pesquisador do Centro de Estudos de Segurança da universidade politécnica federal da Suíça ETHZ, com sede em Zurique, alertou que a adição de Leopards ao campo de batalha por si só não seria “uma virada de jogo ou uma tecnologia vencedora de guerra, nada disso .”

“Você não pode simplesmente implantar um monte de tanques de batalha principais e presumir que eles vencerão”, disse ele. “Eles são muito valiosos, mas você ainda precisa usá-los da maneira correta e integrá-los a todas as outras ferramentas militares que você tem à sua disposição”, como infantaria, artilharia, defesa aérea, engenheiros de combate e helicópteros.

Quantos deles podem ser enviados para a Ucrânia?

Um grande apelo dos tanques de fabricação alemã é seu grande número: mais de 2.000 foram implantados em mais de uma dúzia de países europeus e no Canadá. No geral, Krauss-Maffei Wegmann diz que mais de 3.500 unidades foram fornecidas para 19 países.

A Rheinmetall AG, uma empreiteira de defesa alemã que fabrica o canhão de cano liso de 120 mm no Leopard 2, diz que o tanque foi implantado por “mais nações do que qualquer outra”.

Para a guerra da Ucrânia contra a Rússia, “acredita-se que, para os tanques Leopard 2 terem algum efeito significativo nos combates, seriam necessários cerca de 100 tanques”, escreveram os analistas do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos.

O ministro da Defesa da Ucrânia quer 300 tanques, e alguns líderes da União Européia o

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas