Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > CULTURA

Audálio Honorato e João do quebra-queixo são Patrimônio Vivo de Viçosa

Poeta e doceiro foram eleitos por representar memória e oralidade da cidade interiorana


				
					Audálio Honorato e João do quebra-queixo são Patrimônio Vivo de Viçosa
Poeta e escritor (à dir.) e doceiro tradicional foram eleitos pelo Conselho Municipal de Cultura de Viçosa. Alexandra Lourenço

O poeta e escritor popular Audálio Honorato, 61, e o doceiro João do quebra-queixo, 81, foram anunciados, nesta sexta-feira (26), como novos mestres do Patrimônio Vivo de Viçosa, no interior de Alagoas. A eleição foi realizada pelo Conselho Municipal de Cultura e Turismo (COMCUTUR) e divulgada pela prefeitura da cidade.

O Registro do Patrimônio Vivo do Município de Viçosa foi instituído pela Lei número 996, de 23 de setembro de 2019. São assim considerados aqueles que detêm os conhecimentos ou técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Viçosa.

Leia também

Audálio Honorato é radialista, poeta, escritor e contador de causos. O viçosense de 61 anos já publicou livros e cordéis, a exemplo de “Viçosa Viva” (2006), “O Peixinho que Pai Pegou” e “O Sonho do Poeta” (2024). Ele também é um dos escritores da antologia “Cem Causos da Viçosa das Alagoas” (2023).


				
					Audálio Honorato e João do quebra-queixo são Patrimônio Vivo de Viçosa
Alexandra Lourenço

Além das publicações, o mestre ganhou notoriedade no final dos anos 1990, por contar causos de Viçosa, principalmente da zona rural da cidadezinha alagoana. O artista já foi citado em reportagens nos jornais O Globo (Rio de Janeiro), e também na Gazeta de Alagoas, como referência da poesia popular e da oralidade de Viçosa, que um dia foi chamada de Atenas Alagoana.


				
					Audálio Honorato e João do quebra-queixo são Patrimônio Vivo de Viçosa
Alexandra Lourenço

Já o doceiro João do quebra-queixo foi reconhecido por preparar e vender uma especialidade da culinária viçosense. Por mais de 55 anos, ele vendeu o doce pelas ruas de Viçosa, empurrando o carro-de-mão em que carregava um tabuleiro repleto da guloseima, cujo sabor é de infância para muitos habitantes locais. Hoje, aos 81 anos de idade, ele não mais circula pelas ruas de Viçosa, mas continua a fazer e a vender a iguaria em casa.


				
					Audálio Honorato e João do quebra-queixo são Patrimônio Vivo de Viçosa
Audálio Honorato, em entrevista à TV Gazeta de Alagoas. Cortesia
“Eu sou Audálio Honorato / sou poeta de primeira / e na rima eu sou madeira / que cupim não vai roer. / Só prometo pra fazer, / levo a vida em verso e prosa, / já nasci fazendo glosa, / a cultura eu admiro. / Sou matuto do Retiro / e sou poeta da Viçosa", versa Audálio Honorato ao se apresentar onde chega.
Para o poeta e escritor, ser agraciado com o título, ao lado de João do quebra-queixo, é motivo de felicidade.
"É com muita alegria, muito prazer que eu recebi a informação de que fomos eleitos Patrimônio Vivo da Viçosa. É a coroação de um trabalho de quase 50 anos em prol da cultura de Viçosa. Eu quero aproveitar pra agradecer a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram com isso. E é sempre um motivo de satisfação, não me envaidece em hipótese nenhuma. Pelo contrário, me dá mais responsabilidade de, onde eu chegar, dizer que eu sou viçosense, que eu sou poeta da Viçosa, sou escritor da Viçosa, sou contador de histórias de casos e causos da minha terra querida", conta o poeta.
"Viçosa é o que é mais importante pra mim. Quero agradecer a todos os amigos que me ligaram, me telefonaram hoje, ou mandaram mensagem nas redes sociais, parabenizando por esse feito. Então, muito obrigado a todos, estamos felizes, sim, e vamos trabalhar cada dia mais para engrandecer e coroar o nosso momento, essa oportunidade que temos de representar a Viçosa onde chegarmos, e é sempre um motivo de muita satisfação. Um abraço a todos, muito obrigado", finaliza.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas