Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Quatro estados dos EUA proíbem aborto após decisão da Suprema Corte

Reação ocorre após a derrubada de uma decisão federal que garantia o direito das mulheres a abortarem legalmente no país

Horas após a Suprema Corte norte-americana derrubar a lei que garantia direito constitucional ao aborto no país, quatro estados anunciaram proibição do procedimento. Missouri, Dakota do Sul, Indiana e Oklahoma criminalizaram o ato.

A reação ocorre após a derrubada de uma decisão federal que garantia o direito das mulheres a abortarem legalmente no país. A medida estava em vigor há 49 anos e foi suspensa nesta sexta-feira. A anulação teve 6 votos a favor e 3 contra.

Leia também

Autoridades de Missouri foram as primeiras a decretarem a proibição. “Missouri acaba de se tornar o primeiro estado no país a acabar efetivamente com o aborto”, disse o procurador-geral do estado, Eric Schmitt.

“A decisão da Suprema Corte é clara, e agora cabe aos estados resolver essa importante questão. Faremos isso o mais rapidamente possível em Indiana”, disse o governador de Indiana, Eric Holcomb.

Segundo levantamento do Instituto Guttmacher, 26 vão banir a possibilidade de abortar livremente ou adotar leis mais restritivas, com limites de tempo de gestação muito baixos. Ao todo, 13 já possuem leis locais com o mesmo intuito, as chamadas leis-gatilhos, previstas para entrar em vigor imediatamente após a reversão da proteção federal ao aborto.

A derrubada da legislação federal não proíbe o aborto no país, mas abre espaço para que cada um dos 50 estados adote vetos locais.

A Corte concedeu validade a uma lei criada em 2018, no estado do Mississipi, que veta a interrupção da gravidez após a 15ª semana de gestação, mesmo em casos de estupro. Os juízes usaram esse caso como argumento para derrubar a decisão de 1973, conhecida como Roe vs. Wade, que liberou o procedimento no país.

Nos anos 1970, os magistrados consideraram que a realização de aborto estaria vinculada ao direito à privacidade; assim, os governos não poderiam interferir em uma escolha de foro íntimo da mulher — a de manter ou não uma gestação. O direito à privacidade é garantido por duas emendas à Constituição dos EUA, a nona e a 14ª.

Já nesta sexta-feira (24/6), a maioria dos magistrados adotou posição oposta: considerou que relacionar o procedimento com o direito à privacidade não faz sentido.

A decisão vazou em maio. Na prática, ela representa uma vitória para o partido Republicano e as alas conservadoras e religiosas do país, que pretendiam proibir a interrupção legal da gravidez.

Biden reage

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou-se contra a decisão da Suprema Corte de derrubar o dispositivo que permitia o aborto legal. O chefe da Casa Branca defendeu a criação de uma lei federal pelo Congresso para garantir esse direito.

Nesta sexta-feira, Biden convocou protestos pacíficos e pediu que os eleitores norte-americanos escolham políticos pró-aborto no pleito de novembro.

“Aqueles que são contra essa decisão: mantenham os protestos de forma pacífica, sem confronto. Estamos frustrados com o direito que foi retirado. Vamos falar sobre isso nas próximas semanas”, frisou.

Visivelmente irritado, o líder estadunidense condenou a decisão, e disse: “Mulheres serão obrigadas a ter filhos de estupradores”. O presidente ainda emendou: “A Justiça ou os políticos não podem interferir na decisão entre uma mulher e um médico”.

Segundo o presidente norte-americano, “é muito perigoso esse caminho que a Corte nos levou a tomar hoje”.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas