Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Obama diz que visita a Cuba é uma 'oportunidade histórica'

Presidente americano irá se reunir com Raúl Castro nesta segunda

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou em Cuba na tarde deste domingo (20). Sem compromissos com o presidente cubano, Raúl Castro, Obama passou pelo centro velho de Havana, e participou de um encontro com a equipe da embaixada americana na cidade.

No local, ele destacou a importância de sua visita ao país - a primeira de um presidente americano em 88 anos. "Pela primeira vez na história, o Air Force One pousou em Cuba, e esta é a nossa primeira parada", disse, de acordo com o jornal 'The New York Times'.

Leia também

O presidente também destacou a importância de estar em Cuba. "Esta é uma visita histórica, e é uma oportunidade histórica para se envolver diretamente com o povo cubano e para moldar novos acordos comerciais, construir novos laços entre os dois povos e para eu colocar para fora a minha visão para um futuro que é mais brilhante que o nosso passado".

No encontro, realizado em um hotel de Havana, Obama foi recebido com aplausos pelos diplomatas e funcionários da embaixada, a quem se dirigiu em espanhol com um "Como vão?" e agradeceu o trabalho da equipe e do encarregado de negócios da delegação, Jeffrey DeLaurentis.

"Os maiores embaixadores dos Estados Unidos no mundo são vocês", disse o presidente aos homens e mulheres que trabalham na sede diplomática americana, reaberta em 20 de julho de 2015, data do restabelecimento das relações entre Cuba e Estados Unidos.

O encontro aconteceu no salão do hotel onde está hospedada grande parte da comitiva oficial que acompanha Obama, já que a chuva não permitiu que o evento fosse realizado ao ar livre na própria embaixada como estava previsto.

Encontro com Raúl Castro

O encontro com o presidente de Cuba, Raúl Castro, está previsto para segunda-feira (21). Obama já adiantou que falará "diretamente" com seu colega sobre os "obstáculos" para o exercício dos direitos humanos na ilha.

A visita a Cuba era impensável até que Obama e o presidente de Cuba, Raúl Castro concordaram, em dezembro de 2014, em acabar com um distanciamento que começou quando a revolução cubana derrubou um governo pró-norte-americano em 1959.

Em julho, EUA e Cuba retomaram suas relações diplomáticas e abriram embaixadas nos respectivos territórios depois de vários meses de negociações que puseram um ponto final a mais de meio século de ruptura.  anúncio de que os dois países retomariam suas relações foi feito em dezembro do ano passado.

Apesar da reaproximação histórica, o embargo econômico imposto à ilha ainda vigora. Seu levantamento, defendido por Obama, depende da aprovação do Congresso dos EUA.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas