Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

Gravidez enigmática: mulher diz ter descoberto filha na hora do parto

Tiktoker dos Estados Unidos conta que não teve sintomas ou sinais de uma gestação convencional e, inclusive, menstruava normalmente

A influenciadora digital Kayla Simpson, de Nova Jersey (EUA), foi levada às pressas para uma emergência médica, em novembro de 2021, após sofrer fortes dores abdominais. Sua mãe achava que eram apenas cólicas menstruais, mas, no hospital, a jovem, de 20 de anos, descobriu que estava prestes a dar à luz.

Kayla contou, em seu perfil no TikTok, que seu caso era de uma gravidez enigmática, termo médico usado para definir uma gestação que não foi notada pela gestante. A gravidez enigmática não vem com nenhum dos sinais típicos, como inchaço nos seios, náuseas matinais, vômitos e crescimento da barriga. A influencer afirma, inclusive, que menstruava normalmente.

Leia também

Ao assistir ao vídeo de Kayla, as mulheres comentaram que o conteúdo desbloqueou um novo medo nelas.

“A gravidez enigmática é rara porque uma gestação afeta completamente o corpo da pessoa. É difícil que a pessoa não perceba as alterações. Ela pode não se dar conta por vários fatores, como ciclos menstruais não regulares, alterações hormonais e/ou não prestar muita atenção no próprio corpo. O risco da situação é não ter o acompanhamento de pré-natal, por exemplo”, explica o obstetra Ângelo Pereira, coordenador de Obstetrícia da Maternidade do Hospital Santa Lúcia, de Brasília.

No hospital, a influenciadora passou por um exame de ultrassom, no qual o médico lhe mostrou os pés da filha. “Durante minha suposta gravidez, perdi 30 quilos, estava mais magra do que nunca e menstruava todos os meses. Madi [a filha] foi um bebê completamente saudável e não tinha nenhum problema médico”, conta.

Algumas usuárias compartilharam no perfil de Kayla experiências com gravidez enigmática. “Minha infecção renal já tem 4 anos e é minha melhor amiga para o resto da vida”, brincou uma internauta.

Sangramentos e perda de peso

“Não é comum perder peso durante a gravidez, muito menos menstruar. Na verdade, são casos ímpares. O sangramento dela pode ter sido uma alteração na placenta e por isso foi confundida com menstruação”, afirma o obstetra.

Mesmo que mulheres grávidas possam experimentar sangramentos ocasionais, é impossível que tenham períodos menstruais. Além disso, embora algumas mulheres grávidas percam peso devido às náuseas ou tenham uma barriga pequena devido ao tamanho do bebê ou a músculos abdominais rígidos, uma perda acima de 13 quilos não é um padrão típico de funcionamento do corpo humano.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas