Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MUNDO

EUA anuncia envio de 31 tanques à Ucrânia

Tanques a serem enviados pelos EUA são do modelo M1 Abrams, considerado o principal veículo terrestre de combate do exército americano

O governo dos Estados Unidos (EUA) anunciou nesta quinta-feira (25/1) que vai enviar 31 tanques de guerra M1 Abrams para a Ucrânia nos próximos meses. A decisão do presidente Joe Biden quebra um impasse que durava meses, sobre novo pacote de ajuda da Otan para Kiev na guerra contra Rússia.

Os modelos M1 Abrams sãos os principais carros de combate do arsenal americano. “Os tanques Abrams são os tanques mais capazes do mundo. [Mas] Eles também são complexos de se operar e de se manter”, disse Biden durante um pronunciamento à imprensa na Casa Branca, nesta quinta-feira.

Leia também

Anúncio foi feito nesta quarta-feira (25). Paralelamente, Alemanha enviará tanques Leopard 2, incrementando ainda mais a capacidade bélica ucraniana.

A decisão veio após o anúncio de que a Alemanha também deve enviar à Ucrânia tanques de guerra, mas do modelo Leopard 2. Altos funcionários do governo americano relataram que Biden teve reuniões com o chanceler alemão, Olaf Scholz, em várias ocasiões neste mês para tratar da assistência à Ucrânia.

Biden agradeceu a ação diplomática do governo alemão. “A expectativa por parte da Rússia é que vamos nos separar”, disse Biden sobre os aliados dos EUA e da Europa. “Mas estamos totalmente, total e completamente unidos.”

Apesar do envio dos tanques, o presidente dos EUA garantiu que essa decisão não é uma declaração de guerra a Moscou.“Não há ameaça ofensiva à Rússia”, disse.

Em resposta à decisão do governo americano, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que qualquer remessa de Abrams seria um desperdício de dinheiro.

“Tenho certeza de que muitos especialistas entendem o absurdo dessa ideia. O plano é desastroso em termos de tecnologia”, disse Peskov, que ainda ressaltou: “Esses tanques queimam como todos os outros.”

Há meses a Ucrânia vem insistindo para que o Ocidente envie remessas de tanques, para dar mais poder de fogo às tropas e aumentar a possibilidade de retomar territórios tomados pelos russos.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas